Fapema tem nova presidência
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula e com doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo, Rosane Nassar Meireles Guerra é a nova diretora-presidente desta Fundação, desde 29 de abril de 2009.
Segundo a Profª Rosane são ações prioritárias na sua gestão: “investir em ações que promovam o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado, dando continuidade aos projetos, editais e convênios vigentes e, além disso, propor novos editais, ampliar os programas de Iniciação Científica Júnior e os programas voltados para qualificação local de recursos humanos em pós-graduação, e o aumento da inserção dos pesquisadores nas empresas”, destacou.
Apoio da Fapesp
Na última quinta-feira (30), a Fapema recebeu a visita do vice-presidente da Fapesp, José Arana Varela. Participaram também da reunião, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, Fernando Carvalho, e o pró-reitor de Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), José Hilton Gomes Rangel. Varela declarou o apoio da Fapesp à nova gestão e reiterou a importância da parceria estabelecida entre os estados de São Paulo e Maranhão. “Recentemente, Fapesp e Fapema firmaram um acordo de cooperação com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e intercâmbio entre pesquisadores dos dois Estados. Convênios dessa natureza fortalecem os projetos conjuntos e aumentam a sinergia entre todos os pesquisadores do país. Medidas como essa fazem parte da política da Fapesp, que tem feito parcerias com grande parte das Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil, otimizando os recursos existentes e apoiando as pesquisas de interesse nacional”, defendeu Varela.
Conheça a nova diretora-presidente
Rosane Guerra graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, em 1980. É mestre em Patologia Experimental pela Universidade Federal Fluminense, doutora em Imunologia pela Universidade de São Paulo e fez pós-doutorado no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz – FIOCRUZ. Foi presidente do Conselho Superior da Fapema e, atualmente, é professora associada da Universidade Federal do Maranhão, com área de atuação em Imunologia e enfoque nos seguintes temas: Efeito de Plantas medicinais sobre o sistema imune; Autoimunidade, imunidade oral e infecções. Foi diretora da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMA e ganhadora do Prêmio Fapema 2008, na categoria Pesquisador Sênior.
Núcleo de Difusão Científica – Fapema