FAPEMA tira dúvidas de contemplados no Edital Centelha em Seminário sobre Execução Financeira

Seminário teve como público-alvo os coordenadores dos 28 projetos contemplados na chamada pública resultado de parceria FAPEMA e FINEP

FAPEMA tira dúvidas de contemplados no Edital Centelha em Seminário sobre Execução Financeira
junho 28 14:34 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) realizou, nesta segunda-feira (28), Seminário sobre Execução Financeira do Edital Centelha. O evento, aberto pelo diretor Administrativo e Financeiro da Fundação, Rodrigo Brandão, e pelo coordenador de Inovação do órgão, Mauricio Sá, teve como objetivo pontuar os itens do edital sobre a utilização dos recursos financeiros visando evitar problemas com os contratos quando da prestação de contas. Vinte e oito projetos foram contemplados no edital que é resultado de parceria entre a FAPEMA e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Os recursos alocados para a chamada pública são superiores a R$ 1,4 milhão oriundos da FINEP com contrapartida da FAPEMA.

“Essa é uma iniciativa que visa tirar as dúvidas sobre a execução financeira deste edital. Cada edital percorre seu próprio caminho e a gente precisa deixar tudo sintonizando para que não haja problemas no avançar das etapas. Nos colocamos à disposição para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir durante a execução do projeto”, destacou Rodrigo Brandão.

Durante o seminário foram tratados sobre os pontos mais sensíveis do edital, como os itens financiáveis e não financiáveis e a forma como o recursos devem ser geridos. “Além do seminário, a equipe da FAPEMA também está sempre à disposição para atender os contemplados no edital ao longo da execução do projeto, no que tange a execução financeira”, disse Mauricio Sá.

 

Para uma boa execução do projeto, segundo orientou Vinícius Martins, do setor de Convênios da Fapema, é necessário seguir o que está definido no Manual de Execução e Prestação de Contas da FAPEMA que está disponível no site da Fundação no link https://www.fapema.br/execucao-e-prestacao-de-contas/. “O manual é claro e completo em relação a tudo que é necessário fazer durante o processo de prestação de contas”, observou Vinicius Martins acrescentado que no edital Centelha também estão, de forma clara, expressas regras financeiras específicas da chamada pública.

SOBRE O EDITAL

O Edital Centelha tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Maranhão, no âmbito do programa “Inova Maranhão”. Por meio do edital espera-se estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos, bens ou serviços ou de processos inovadores e apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis), a geração de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado do Maranhão.

Dentre os projetos financiáveis estão os de Automação; Big Data; Biotecnologia e Genética; Blockchain; Design; Eletroeletrônica; Geoengenharia; Inteligência artificial e machine learning; Internet das coisas (IoT); Manufatura avançada e robótica; Mecânica e mecatrônica; Nanotecnologia; Química e Novos materiais; Realidade aumentada; Realidade virtual; Segurança, privacidade e dados; Tecnologia Social; e Tecnologia da Informação (TI), Telecom, prioritariamente oriundos de demanda da economia maranhense.

  Categorias: