FAPs complementam Ciência sem Fronteiras para oferecer estágio pós-doutoral nos Estados Unidos

FAPs complementam Ciência sem Fronteiras para oferecer estágio pós-doutoral nos Estados Unidos
dezembro 10 19:39 2014

confap florianopolisEstão abertas até 19 de dezembro as inscrições para estágio pós-doutoral no programa Consórcio para Inovação em Nanotecnologia, Energia e Materiais (CINEMA), do Colorado (Estados Unidos).

O objetivo da concessão dessas bolsas é atrair pós-doutores brasileiros, credenciados em pesquisa básica na área de energia renovável, para associá-los a um grupo de pesquisa nos Estados Unidos.

Os candidatos às bolsas de estudo devem completar seus programas de doutorado antes de 15 de agosto de 2015, e o projeto de pesquisa proposto deve ser ligado à pesquisa que está sendo realizada por, pelo menos, um dos grupos que participam do programa.

Todos os candidatos devem preencher o formulário de candidatura para o CINEMA e o formulário de inscrições do Ciência sem Fronteiras. Os candidatos receberão um e-mail de confirmação até 48h após a inscrição no CINEMA.

A consulta aos programas de pesquisa e a inscrição podem ser feitas nestes links:

http://sciencepolicy.colorado.edu/cinema/research/us_researchers.html

http://efomento.cnpq.br/efomento/

Bolsas e seguros de saúde para os participantes do programa serão apoiados pelo programa Ciência sem Fronteiras, em colaboração com as FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).

Os contemplados devem ser anunciados em janeiro de 2015. Os projetos serão avaliados de acordo com mérito intelectual e impactos da proposta, além dos seguintes critérios:

1) Adequação do projeto de pesquisa (20%)

2) Qualidade da proposta de pesquisa (20%)

3) Qualidade do candidato como demonstrado na lista de publicações, CV e cartas de referência (60%).

Após a seleção, o candidato será contatado por um consultor dos EUA.

O requerente e o supervisor deverão descrever o trabalho em uma página, com cronograma, e o supervisor irá fornecer uma carta de aceitação. Os documentos devem ser apresentados até 30 de janeiro de 2015.

O Memorando de Entendimento para desenvolvimento conjunto de nanotecnologia e materiais para energia renovável foi assinado durante o  Fórum do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), que aconteceu entre os dias 04 e 05, em Florianópolis, SC.

Os signatários foram o Laboratório Nacional de Energia Renovável (RNEL) do Colorado, membros do conselho da Universidade do Colorado, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais do Brasil, o CONFAP e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Os objetivos do acordo são a redução de custos de tecnologias de energia renovável no Brasil e nos Estados Unidos; programas educacionais, desenvolvimento de mão de obra e capacitação proporcionados pelo Ciência sem Fronteiras; financiamento de intercâmbios a estudantes de pós-graduação em pesquisa dos dois países; conscientização sobre o potencial e benefícios da energia renovável; incentivo à participação feminina na área.

  Categorias: