FECOIMP 2014: Alternativa sustentável para locomoção é apresentada às crianças no stand da FAPEMA

FECOIMP 2014: Alternativa sustentável para locomoção é apresentada às crianças no stand da FAPEMA
setembro 20 13:51 2014

DSC 0797A empresa 3A Locações Serviços e Inovações Tecnológicas, uma das contempladas pelo edital PAPPE Integração de 2012 da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, apresentou dois projetos no Stand Inovação, durante a 14ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz – FECOIMP.

O primeiro deles, um motor à ar comprido (ar sob grande pressão), semelhante aos convencionais motores à combustão, tem como objetivo ser uma alternativa sustentável para locomoção em veículos diversos.

“O ar substitui o combustível fóssil, dessa forma, sem combustão, não há poluição. O que está sendo lançado pela descarga do motor é simplesmente ar, e não os gases produzidos pelos motores convencionais, movidos à gasolina, por exemplo. Além disso, o ar comprimido é produzido em diversas fontes, inclusive energia eólica”, explica Veneraldo Costa, proprietário da 3A.

Durante as demonstrações na feira o novo motor chamou a atenção de crianças de uma escola de Imperatriz, que puderam aprender sobre sustentabilidade e energia.

Maria Beatriz, de nove anos, que esteve na feira acompanhada de colegas e professores, conta que o que mais gostou de saber é que com o novo motor “os carros não vão poluir a camada de ozônio e não prejudicar as pessoas”.DSC 0810

Outro projeto do inventor é um biodigestor celular, formado por um conjunto de recipientes que se interligam. Esses recipientes são as células, onde são armazenados resíduos orgânicos para serem transformados em biogás e adubo, através da biodegradação pelo ar.

“A ideia é que os resíduos produzidos em uma cidade possam ser conduzidos para esses recipientes para gerarem energia e adubo orgânico”, conta Veneraldo.

“Já trabalho há muitos anos com inovação, mas não havia incentivo. Quando soube dos projetos de apoio à pesquisa da FAPEMA, submeti três trabalhos, e dois foram aprovados. Com esse apoio pude desenvolver os projetos e hoje já temos mostras deles”, ressalta o inventor.

A FECOIMP 2014 traz como novidade o Espaço Tecnologia, onde está o stand Inovação, e vai até hoje (20), no Centro de Convenções de Imperatriz.

  Categorias: