Fecoimp será aberta nesta quarta-feira com a participação do governo

Fecoimp será aberta nesta quarta-feira com a participação do governo
setembro 11 21:16 2012

 

fecomA partir desta quarta-feira, 12, a cidade de Imperatriz sedia a 12ª edição da Feira de Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), com o objetivo de promover o mercado regional através da exposição de produtos do comércio, da indústria e de serviços. O Governo do Estado é parceiro no evento e participa da feira com estandes onde serão apresentadas ações, programas e projetos das secretarias de Ciência e Tecnologia, Indústria e Comércio, Turismo e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

O secretário de Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, vai representar a governadora Roseana Sarney na abertura do evento que acontece às 19h. Entre os programas do governo que serão apresentados durante o evento está o programa de estágio “Viva Meu Primeiro Emprego”, que tem como objetivo dar oportunidade profissional a jovens e adultos, entre 18 e 30 anos, possibilitando essa chance a partir do estímulo à qualificação desse segmento para o mercado de trabalho. Durante a feira será anunciada a abertura do edital para a contratação dos primeiros estágios do programa. A partir daí, será feita uma articulação e um cadastramento de empresas para os próximos editais.

            Aproveitando a visibilidade do evento, já que a Fecoimp é a primeira feira multissetorial do Maranhão que integra o calendário brasileiro de exposições e feiras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a FAPEMA, vai divulgar as ações e os editais da entidade que favoreçam o fomento à pesquisa científica no estado. Os técnicos da fundação vão estabelecer durante a feira, o contato com empresas para divulgar esses editais, com o objetivo de ampliar a participação de Imperatriz nas propostas relativas ao impulso de ações pró-ciência e tecnologia.

            Nos três dias de feira, expositores vão repassar informações de editais disponíveis na Fapema, como o PAPPE, um programa que garante apoio financeiro, na forma de subvenção econômica, realizando o custeio de atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação que são realizados por micro ou pequenas empresas de maneira individual, através de consórcios. O trabalho é celebrado pelo Governo do Estado, através da Fapema, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- Sebrae e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão- Fiema.

            Além disso, durante o evento, serão divulgadas informações sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 15 e 21 de outubro e também sobre o Prêmio Fapema, que acontece no final do ano. Também no Centro de Convenções, técnico da Fapema, Tonicley Silva, vai ministrar a palestra “Programas de Apoio a Inovação”, que tem como objetivo prestar informações sobre a inovação nas empresas maranhenses. A palestra acontece às 19h, na quinta-feira, dia 13.

            Negócios –  No stand da Industria e Comércio os participantes da Feira terão oportunidade de obter mais informações sobre os setores da economia que estão em destaque no Maranhão. Também será apresentado o Guia de Investidores e a logística de escoamento, com destaque ao Porto do Itaqui.

            O potencial turístico do Estado estará em destaque durante o evento. A Secretaria de Turismo vai apresentar aos participantes os principais destinos dos pólos turístico do Maranhão e, ainda leva para o local um pouco da culinária maranhense.  No local também será possível as empresas fazerem cadastro no CADASTUR – Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo.

             

 

 

 

  Categorias: