Florianópolis receberá fórum nacional do Confap

março 07 20:09 2018

Nos dias 7, 8 e 9 de março, uma comitiva de presidentes das FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) de todo o Brasil vem a Florianópolis debater sobre questões nacionais ligadas à pesquisa e inovação. O fórum é realizado quatro vezes ao ano em diferentes cidades e nesta edição será organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina (Fapesc).

A abertura ocorre no dia 7 de março, às 19h, e conta com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, além de representantes de agências de fomento federais, como Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O evento terá lugar na Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), que, além de abrigar a abertura do fórum e a reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), terá visitas guiadas às empresas instaladas e às organizações de incentivo ao empreendedorismo, para que os presidentes conheçam parte do ecossistema de inovação. A tarefa será completada na sexta-feira com uma visita ao Sapiens Parque.

No segundo dia de evento, o Fórum Confap terá (na quinta-feira) mesa redonda com representantes de agências federais (Capes, CNPq, Finep) e exposição sobre o orçamento 2018 do MCTIC. Também os parceiros Internacionais das FAPs farão um balanço das principais ações de cooperação internacional. São eles: Fundo Newton, ERC/CE, MSCA, UNIBO. Ainda no dia 8, haverá um debate sobre o Decreto Regulamento do Marco Legal de CTI (Ciência, Tecnologia e Inovação).

Eventos pré-fórum

Em sessão informativa pré-evento do Fórum  do Confap, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe membros do Euraxess e da Delegação da União Europeia no Brasil para palestra sobre Fomentos europeus para mobilidade de pesquisadores. O evento é gratuito e será realizado no auditório da Biblioteca Universitária, a partir das 14h, no dia 7 de março.

Na sessão informativa da UFSC, as palestrantes irão tirar dúvidas a respeito das oportunidades de apoio oferecidas pelas Ações Marie Sklodowska Curie (MSCA) e pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) para realizar doutorado, pós-doutorado ou projetos de pesquisa na Europa, além do apoio personalizado e práticas – sobre, por exemplo, moradia, saúde e até escolas para filhos de pesquisadores –  fornecidas pela Euraxess, entidade internacional que visa facilitar a ida de cientistas para a Europa. As inscrições devem ser feitas em:  http://bit.ly/infosessionUFSC

Antes da cerimônia de abertura também será realizada a assembleia de criação da Associação da SulBiotec, uma rede que congrega universidades, institutos de pesquisa e empresas da região do sul do Brasil, atuantes na área de Biotecnologia. Seu objetivo é propiciar um ambiente fértil para a colaboração entre estes, com foco em produtos, processos e serviços biotecnológicos inovadores a partir do intercâmbio de conhecimento. Quem está à frente da rede SulBiotec é o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Fapesc.

  Categorias: