Fórum do Confap destaca pesquisa realizada em Sergipe

maio 19 18:41 2017

Forum-segundo-dia-640x425O segundo dia do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em Aracaju (SE), foi marcado por apresentações de parceiros e deliberações internas. A reunião foi conduzida pela presidente do Confap, que também preside a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi.

Iniciando as apresentações, o superintendente Estadual de Sergipe do Banco do Nordeste (BNB), Saumíneo Nascimento, trouxe um panorama das ações da entidade com o setor de Ciência e Tecnologia, colocando à disposição das FAPs oportunidades de desenvolvimento de ações para operacionalizar convênios e contratos. O superintendente também reforçou a questão de incentivar o setor privado a investir nesta área por meio de instrumentos de financiamento e subvenção econômica.

Em seguida, foi realizada uma mesa redonda com participantes de instituições de ensino, pesquisa e inovação do Sergipe, que apresentaram um panorama do setor no Estado. Os professores Juliana Cordeiro, da Universidade Tiradentes (Unit) e Lucindo Quintans Júnior da Universidade Federal de Sergipe (UFS) trouxeram dados sobre a distribuição de bolsas e dos programas de pós-graduação no Estado, bem como ressaltaram o papel da Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) para a consolidação da pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Estado.

A mesa-redonda foi completada com as apresentações do professor Marcus Eugênio Lima, da Associação Sergipana de Ciência, e do chefe geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Marcelo Fernandes, que trouxeram exemplos da pesquisa aplicada e dos investimentos que têm sido realizados em Sergipe, além dos desafios para o crescimento da pesquisa na região.

O Fórum do Confap continuou com deliberações internas entre os presidentes das Fundações que compõem a entidade, incluindo decisões sobre acordos de cooperação e lançamento de editais futuros. A próxima edição do Fórum do Confap deve ser realizada no mês de agosto, em Belém (PA), com a organização da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa).

forum-do-confap-foto-geral-640x367

Presidentes e diretores das Fundações durante Fórum do Confap, em Aracaju (SE).

Coordenadoria de Comunicação Social do Confap (texto: Renan Rigo / fotos: Núbia Rodrigues).

  Categorias: