Fórum do Confap fortalece ações das Fundações de Amparo à Pesquisa no país

Fórum do Confap fortalece ações das Fundações de Amparo à Pesquisa no país
maio 27 12:56 2013

 

Forum Confap 3

Responsáveis pela aplicação de R$ 2,5 bilhões na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) estão cada vez mais unidas e consolidadas em prol do desenvolvimento do setor no País.
O fortalecimento e adensamento das FAPs tem sido possibilitado por meio de parcerias estabelecidas dentro de reuniões sistemáticas do Conselho Nacional das FAPs (Confap),como a edição do Fórum realizado nesta quinta e sexta-feira (23 e 24/05), em São Paulo.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão, o Fórum é considerado de importância estratégica, pois promove discussões para o melhoramento da governança dos programas desenvolvidos pelas FAPs.

“As Fundações têm se tornado grandes parceiras do Sistema Federal, na promoção de programas com maior adesão às temáticas regionais e que muito vêm contribuindo para a diminuição das desigualdades entre as regiões”, destacou a diretora-presidente, apontando a importância do Fórum.

“O Fórum é um exercício democrático, seguindo a premissa de que a união faz a força, proporcionando também a aprendizagem com metas e resoluções com as agências de fomento”, destacou a presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra.

Nos dois dias desta edição do Fórum foram debatidos importantes temas para as FAPs, tais como novas perspectivas com parceiros internacionais como a Comunidade Europeia e a França. Além disso, foram avaliadas alianças já estabelecidas com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

CNPq e FAPs: aprimorando gestão de bolsas DCR

Segundo a coordenadora-geral de Cooperação Nacional do CNPq, Ana Paula Roche, o fórum propiciou adiscussão sobre a atualização das normas para bolsas do Programa de Desenvolvimento Científico Regional(DCR), visando à segurança e aperfeiçoamento da gestão de recursos e bolsas.

“A reunião foi muito produtiva, pois foi possível incluir demandas do Confap para melhor gestão das bolsas DCR”, informou.

 

  Categorias: