Fórum Nacional Consecti-Confap é encerrado em São Luís

Fórum Nacional Consecti-Confap é encerrado em São Luís
julho 25 19:22 2012

 

foto_encerramentoProdutivo e concorrido. Assim foi o Fórum Nacional do Consecti (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação) & Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), que aconteceu entre os dias 23 e 25 de julho, em São Luís.

O evento, que aconteceu no Hotel Luzeiros, foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão (FAPEMA), e reuniu os secretários estaduais de ciência e tecnologia de todo o Brasil e os presidentes das fundações de amparo à pesquisa dos estados.

Durante o Fórum, foram discutidas as expectativas, os desafios e prognósticos para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no país. Logo na abertura, o encontro contou com a presença do Ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, e da Governadora do Maranhão, Roseana Sarney, que foram testemunhas da assinatura de um acordo guarda-chuva entre o Consecti, o Confap, o CNPq e a Capes, com o objetivo de estreitar as relações institucionais entre essas entidades.

Segundo o presidente do Confap, Mario Neto Borges, o encontro foi muito produtivo, com a discussão de temas relevantes para a área de ciência e tecnologia do país. “Falamos sobre assuntos muito importantes, como o Código Nacional de Ciência e Tecnologia. Tratamos, ainda do PPSUS, um programa nacional muito importante, com investimentos da ordem de 120 milhões de reais para todo o Brasil. Avançamos muito com no processo de estreitamento das relações com o CNPq e, também,  trocamos experiências com as FAP’s para que possamos nos ajudar mutuamente”, avaliou.

O evento foi bastante prestigiado, já que os principais atores da ciência e tecnologia do país estiveram presentes, como os presidentes da Capes, Finep e CNPq, representantes de todos os estados e, ainda, vários membros do Ministério de Ciência e Tecnologia, que, na ocasião, falaram sobre os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo Federal na área.

encerramento_forum2

O Fórum Nacional Consecti-Confap aconteceu em um momento de transição, quando a professora doutora, Rosane Nassar Meireles Guerra, deixa a presidência da FAPEMA para assumir a Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “O resultado do fórum foi bastante positivo. Tivemos a presença de representantes de todos os estados e não há dúvidas de que o que foi conversado aqui vai fortalecer o cenário da ciência, tecnologia e inovação do país”, pontuou Rosane Guerra.

 

O encontro acontece a cada dois meses e o próximo já está agendado para os dias 13 e 14 de setembro, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. “O convite já foi feito a todos e esperamos realizar um encontro tão produtivo e agradável como foi este do Maranhão”, disse Marco Antonio Baldo, Diretor Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

 

  Categorias: