Fórum Nacional do Confap: foco na união das Faps e cooperações internacionais

Fórum Nacional do Confap: foco na união das Faps e cooperações internacionais
março 18 12:52 2014

presiconfapBelo Horizonte / MG – Teve início na manhã desta segunda-feira, 17, o Fórum Nacional do CONFAP, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A cerimônia de abertura do Fórum aconteceu na nova sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.

Estiveram presentes no evento, além dos diretores e presidentes das Faps de todo o país, representantes de agências nacionais e internacionais ligadas às áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Este ano a reunião tem como foco a assirnatura de acordos de cooperação nas áreas de CT&I com o Reino Unido e União Europeia, dois parceiros importantes para a consolidação da pesquisa no Brasil.

O presidente do Confap, e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina, Sergio Gargioni, ressaltou a importância do trabalho conjundo das FAPs. “Cada dia mais, nos tornamos importantes não só pelo valor relativo dos investimentos conjuntos, que ultrapassa 2,5 bilhões de reais por ano, mas, sobretudo, pela nossa estrutura capilar, capaz de identificar as necessidades e oportunidades mais relevantes da sociedade”, falou Gargioni.

Sobre os acordos de cooperação, o presidente Sergio Gargioni explica: “Serão assinados dois acordos: um com o Conselho Britânico e outro com a entidade britânica que congrega as universidades britânicas, a Universities UK.

Durante a tarde, os gestores das Fundações se reuniram com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPq, Financiadora de Estudos e Projetos- Finep, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e Secretaria de Tecnologia do Ministério da Saúde.

Paralelo ao Fórum do Confap acontece a reunião do Grupo de Trabalho em Comunicação – GTCom, formado por assessores e chefes dos setores de comunicação das FAPs do país. Estratégias de comunicação e aperfeiçoamento das ferramentas já utilizadas são alguns dos assuntos em pauta.confap2

O Fórum Nacional do Confap acontece ainda durante toda esta terça-feira, quando as reuniões passarão a contar com a presença de representantes do Senai/CNI, Comunidade Europeia e Fundação Bill e Melinda Gates, do Reino Unido.

  Categorias: