Francisco Roberto Brandão é o novo reitor do Ifma

Francisco Roberto Brandão é o novo reitor do Ifma
setembro 14 12:34 2012

imagem-posse-reitor_“Queremos fazer mudanças, mas também queremos capacitar pessoas para cumprir o nosso papel e continuar tratando com zelo a coisa pública”. Assim, o novo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Francisco Roberto Brandão, abriu seu discurso na transmissão de cargo que aconteceu na sede do campus Monte Castelo, em São Luís. A cerimônia, concorrida, contou com a presença do representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), Fernando Lima; o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado; o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Antônio José Oliveira; o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez entre outras autoridades.

A cerimônia de transmissão do cargo completou o ciclo já iniciado, no último dia 16 de agosto, em Brasília, quando o reitor, foi empossado pelo Ministro da Educação, Aluísio Mercadante. A reitora pró-tempore do Ifma, Valeria Maria Carvalho, que permaneceu por 170 dias no cargo de reitora, se despediu em um discurso emocionando, em que agradeceu a ajuda recebida para desenvolver o trabalho. Ela também aproveitou para deixar suas boas vindas ao novo reitor. “Ele deve fazer um trabalho muito efetivo à frente da instituição”, observou.

Representando o Governo do Maranhão na cerimônia, Fernando Lima, confirmou que a parceria do Estado com o IFMA vai continuar. Uma das pontes para esse processo é a capacitação dos estudantes que poderão ser absorvidos pelo mercado através do canal de oportunidades do programa Viva Meu Primeiro Emprego.posse3_ “Hoje o Maranhão já é o primeiro estado na capacitação de jovens para o Pronatec em todo o norte e nordeste. Isso é o resultado de uma grande parceria feita com o Ifma e eu tenho certeza que o reitor Roberto Brandão vai dar continuidade a esse projeto porque ele entende que é importante atender a sociedade maranhense, no momento em que estamos recebendo grandes investimentos”, comentou.

O reitor do Ifma, Roberto Brandão, afirmou que pretende elevar a formação de cada campus da instituição para trabalhar em prol da sociedade. Disse ainda que vai potencializar as ações na busca de parcerias com as mais diversas instituições para fomentar a pesquisa e os saberes científicos. “Sabemos que é difícil conduzir uma instituição que já tem grandes serviços prestados à sociedade. Mas esse é o desafio que estamos encarando a partir de agora”, disse.

Para o secretário adjunto da Sectec, as parcerias são fundamentais. “Ele já vivenciou muito isso, o Ifma é um grande articulador dessas parcerias e nesse sentido, com o estado, temos o Maranhão Profissional e o Primeiro Emprego. Nós vemos com muitos bons olhos esse pensamento de fortificar as parcerias e ele vai contribuir muito para o crescimento disso em nosso estado”.

Brandão afirmou que para 2013, deve consolidar a expansão do IFMA com a instalação de 30 pontos em todo o Maranhão. Atualmente, o instituto conta com 18 campi, sendo deles, três localizados em São Luís. Na cerimônia, o reitor também deu posse aos pró-reitores e diretores gerais do Ifma nos campi de Buriticupu, Codó, Imperatriz e Zé Doca.

Sobre o Reitor – Francisco Roberto Brandão foi o vencedor da consulta prévia à comunidade acadêmica do instituto.  Maranhense de Tutóia, Roberto Brandão, 47 anos, é doutor em Geografia (“Análise espacial aplicada ao geoprocessamento”) pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp) e professor do IFMA há 22 anos. Foi coordenador nacional do Fórum de pró-Reitores de Planejamento e Administração do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (FORPLAN/CONIF) nos últimos quatro anos.

  Categorias: