Fundação divulga relação dos finalistas do Prêmio Fapema Terezinha Rêgo
O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), divulgou no final da tarde de segunda-feira (7), a lista dos finalistas do Prêmio Fapema Terezinha Rêgo 2019. A relação dos pesquisadores que concorrem ao prêmio está disponível no site da Fundação no link.
Os vencedores, em cada categoria, serão conhecidos na cerimônia de premiação, no dia 05 de dezembro, que acontecerá no Teatro Arthur Azevedo, na capital maranhense. Os ganhadores receberão diploma e troféu oficial do concurso. O Governo do Estado do Maranhão destinou, ainda, recursos da ordem de R$ 200 mil para a premiação em dinheiro, a ser distribuído de acordo com a categoria e modalidade.
Considerada uma das mais importantes premiações científicas do Norte-Nordeste, o Prêmio Fapema tem como objetivo valorizar e reconhecer ações inovadoras e relevantes de pesquisadores, inventores e profissionais de comunicação com atuação de destaque no estado. As mais importantes instituições de nível superior estão presentes entre os finalistas – UFMA, UEMA, UEMASUL, IFMA, IEMA e Uniceuma.
Estão previstas 50 premiações atribuídas às categorias Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica, Popvídeo Ciências e Prêmio Especial Fapema.
As produções finalistas do prêmio Popvídeo Ciências serão disponibilizadas no site da Fundação para que a população possa votar escolhendo aquela que melhor se comunica com a sociedade. A categoria é destinada aos estudantes do ensino médio ou técnico, graduação, mestrado e doutorado vinculados às Instituições de Ensino públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão. O prêmio será concedido aos vídeos melhores colocados (1º, 2º e 3º lugares), independente da área de conhecimento. Será valorizada a originalidade e habilidade do candidato para transmitir e divulgar a pesquisa em forma de conhecimento científico por meio de comunicação oral, concisa, clara e objetiva.
Em sua 15ª edição, o prêmio homenageia a professora Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Farmacêutica e Bioquímica, com doutorado em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP), Terezinha Rêgo, aos 85 anos de idade, segue sua dedicação à pesquisa científica, à frente do Herbário Ártico Seabra. “Trata-se do reconhecimento do trabalho pioneiro, iniciado há mais de cinquenta anos, no âmbito da fitoterapia”, concluiu o diretor presidente da Fapema, André Santos.