Fundo Newton oferece três oportunidades para pesquisadores brasileiros

Fundo Newton oferece três oportunidades para pesquisadores brasileiros
março 06 18:49 2015

fundo newton logo site editadaAs Academias Britânicas Royal Society, Academy of Medical Science e British Academy, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), convidam pesquisadores brasileiros a se inscreverem para a chamada da Newton Advanced Fellowships. O Fundo Newton é uma iniciativa que busca desenvolver, a longo prazo, o crescimetno sustentável e o bem-estar dos países parceiros através do fomento à pesquisa e inovação.

A Newton Advanced Fellowships procuram pesquisadores brasileiros que estejam na metade de sua carreira para desenvolver projetos que permitam fortalecer a capacidade de pesquisa de seu grupo por meio de treinamento e colaboração com parceiro no Reino Unido.

Para isso, os auxílios serão concedidos por até dois anos, podendo chegar a £37 mil por ano (aprox. R$165 mil), para pesquisadores das áreas de ciências naturais (incluindo engenharia, pesquisa clínica ou orientada ao paciente), ciências sociais e humanidades. Os interessados devem estar sediados no Brasil, tendo concluído o pós-doutorado há menos de 15 anos, e a inscrição deve ser feita em conjunto com parceiro no Reino Unido.

As inscrições para a Newton Advanced Fellowships vão até as 14h (Horário de Brasília) do dia 18 de Março de 2015. Para mais informações sobre o processo, acesse o site das Academias Britânicas envolvidas.

Já as Academias Britânicas Royal Society, Royal Academy of Engineering e British Academy, também oferecem apoio aos pesquisadores brasileiro por meio do projeto Newton Mobility Grants. Aqui as bolsas vão de £10 mil a £24 mil e cobrirão despesas com viagem, subsistência e custos de pesquisa.

Os interessados devem possuir doutorado ou experiência de pesquisa equivalente, sendo direcionado a projetos de pesquisa conjuntos para facilitar o compartilhamento de conhecimento e habilidade. Os prazos para inscrição variam de acordo com a área da pesquisa e mais informações pode ser obtida por meio do site de cada uma das Academias. 

Mais oportunidade

Além dessas oportunidades, o Fundo Newton ainda apoiará a ida de pesquisadores brasileiros ao Reino Unido, entre os dias 12 e 17 de abril, para estabelecer parcerias com pesquisadores britânicos. Ao todo são dezesseis vagas ofertadas, sendo oito destinadas à área de Cidades Saudáveis, e oito para a área de Energia, Meio Ambiente e Segurança Alimentar.

Os interessados devem preencher o formulário em inglês e enviar para brazil.newtonfund@fco.gov.uk até as 23h59 do dia 13 de março. Os contemplados serão avisados a partir de 16 de março. Mais informações neste link (em inglês).

A missão internacional é realizada em parceria com o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a ESRC (Economics and Social Science Research Council).

Sobre o Fundo Newton

O Fundo Newton é um fundo de 375 milhões de libras esterlinas, destinado a promover o bem-estar social de seus países parceiros durante cinco anos. A parceria entre Reino Unido e o Brasil fortalecerá parcerias e colaborações em pesquisa e inovação. Lançado pelo Ministro das Finanças George Osborne, durante sua visita ao Brasil, em abril de 2014, o Fundo investirá 27 milhões de libras esterlinas no país até 2017. O valor será igualmente distribuido entre instituições brasileiras e britânicas, que serão responsáveis pela seleção e divulgação dos resultados. O Fundo é parte do compromisso oficial do Reino Unido de Apoio ao Desenvolvimento (ODA) para promover iniciativas para fortalecer o desenvolvimento social e econômico dos países emergentes. 

  Categorias: