Fundos Setoriais

maio 20 15:07 2009

Os Fundos Setoriais são mecanismos inovadores de estímulo ao fortalecimento do sistema de C & T nacional.

O Estado do Maranhão até setembro de 2003 apresentava uma estatística pouco expressiva, em relação à arrecadação dos recursos disponibilizados pelos Fundos Setoriais do Governo Federal. Portanto, o resultado dessa avaliação sinalizou para a FAPEMA a necessidade de uma intervenção dinamizadora para a mudança do cenário, levando a comunidade científica e tecnológica a maior utilização dos Fundos Setoriais como oportunidade potencial para o desenvolvimento do Estado.

O objetivo geral da FAPEMA é contribuir para a inserção competitiva dos diferentes atores de ciência, tecnologia e inovação – CT&I do Estado do Maranhão junto aos instrumentos e mecanismos utilizados pelos fundos setoriais, materializados sob a forma de editais, lançados pelas agências de fomento ligadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT. Tal inserção vem sendo possibilitada por intermédio de ações capazes de viabilizar a elaboração e a execução de projetos cooperativos.

Este projeto tem, ainda, por objetivo coletar dados qualitativos que possam contribuir para compreensão e caracterização do modelo de gestão adotado para os fundos setoriais, sob a perspectiva dos atores aqui qualificados como “usuários” do sistema MCT. Além disso, pretende-se mapear os principais gargalos científicos e tecnológicos, assim como identificar competências junto às universidades e demais instituições de pesquisa locais do Estado do Maranhão.

Em virtude disso, são realizadas diversas reuniões de trabalho e palestras de sensibilização e mobilização da comunidade científica e tecnológica do Estado do Maranhão. Pesquisadores pertencentes aos quadros de pessoal do CEFET, da UEMA e da UFMA sentiram-se motivados para participar, concorrendo aos editais. Nesse sentido, apresentaram propostas aos respectivos editais nos quais demonstraram interesse, sob nossa orientação.

  Categorias: