“Globalização e Ciência” é escolhido o tema do Prêmio Fapema 2013

“Globalização e Ciência” é escolhido o tema do Prêmio Fapema 2013
abril 15 21:38 2013

GlobalizaçãoCom 36,7% dos votos, o tema “Globalização e ciência: o intercâmbio de tecnologias para o desenvolvimento do Maranhão” foi o vencedor da enquete que escolheu o tema do Prêmio Fapema, edição 2013. Em segundo lugar na preferência ficou o tema “Ciência em busca da construção de redes sócio-produtivas e da preservação dos biomas maranhenses”, com 29,9% da preferência; seguido de: “Ciência e esporte na promoção da saúde, com 20,3% e “Conquista Aeroespacial: três décadas da Base de Alcântara no Maranhão na promoção da Tecnologia”, com 13,1%.

A votação para a escolha do tema teve início no dia 5 de fevereiro e esteve aberta no portal durante pouco mais de dois meses. Nas próximas semanas, a FAPEMA deverá lançar a marca e a identidade visual do prêmio com inspiração no assunto vencedor.

Voltado para o universo científico e as mudanças proporcionadas pela globalização, o mote favorece ao aparecimento de pesquisas que agregam diversas áreas, no intuito de promover o intercâmbio de experiências entre pesquisadores. Na avaliação da comissão da FAPEMA, essa diversificação contribuiu para a escolha do tema e deve fazer com que os pesquisadores se debrucem na concepção de novas ideias, nas mais diversas cadeias do processo científico e de inovação, na convergência por projetos pró-globalização.

Com a escolha “Globalização e Ciência” a fundação também pretende suscitar propostas que impulsionem o crescimento das pesquisas em várias frentes, como forma de garantir não só o avanço tecnológico, mas também o enfrentamento à pobreza. A ideia é propor um debate sobre o mercado global e sua integração com a cultura, a inovação e a possibilidade de abertura de novos negócios que favoreçam ao estado e ao país.

Isso porque, apesar do crescimento de 21,6% em atividades ligadas à ciência e tecnologia nos últimos cinco anos, o Brasil ainda apresenta uma posição intermediária no ranking mundial de inovação.  De acordo com o levantamento, divulgado em 2012, pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual, o país ocupa o 58º lugar entre 141 países analisados.  Já no ranking de globalização, realizado pela empresa de consultoria Ernst e Young, o país ocupa a 47ª posição, entre os 60 países de maior economia que participaram da pesquisa.

Voto popular – Nos últimos três anos, o tema do Prêmio Fapema foi escolhido pelo voto popular. Em 2012, sagrou-se campeão o tema “Ciência, Tecnologia e Cultura na Promoção do Desenvolvimento Regional Sustentável”, com 58,4% da preferência dos votantes. Já no ano de 2011, a disputa foi mais apertada e com 39% dos votos, venceu “São Luís 400 anos: Revisitando a história, com visão no futuro”.

Para a presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, o tema escolhido para a premiação vem ao encontro do assunto que mediará as discussões do Fórum Mundial de Ciência 2013, evento que o Brasil sediará pela primeira vez, em novembro deste ano no Rio de Janeiro, sob o lema “Ciência para o desenvolvimento sustentável global”. “Com a eleição desse tema a sociedade mostra a sua preocupação em buscar soluções, por meio da pesquisa científica, para o enfrentamento de problemas socioeconômicos que afetam o nosso estado”, declarou Rosane Guerra.

A presidente também lembrou que a FAPEMA possui vários editais na perspectiva de proporcionar aos pesquisadores locais intercâmbio com a ciência e tecnologia mundiais, como o de apoio às instituições maranhenses, por meio da participação de estudantes no macro programa do governo federal – Programa Ciência sem fronteiras – , e os acordos de cooperação internacional que a fundação possui com o INRIA, CNRS, Fundação Bill e Melinda Gates e AIRD.

Sobre o prêmio – O Prêmio Fapema chega à sua nona edição como a maior premiação científica do Norte/Nordeste. O evento reconhece o talento dos pesquisadores locais e estimula a divulgação científica e tecnológica.

Podem concorrer ao prêmio alunos de ensino médio, alunos de graduação, mestres, doutores, pesquisadores, inventores, empresas inovadoras e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens imateriais e “saberes populares”.

Em sua primeira edição, no ano de 2005, foram 59 inscritos. Quatro anos depois, em 2009, o número aumentou mais de 300%, chegando a 243 inscritos. Em 2012, foram distribuídos prêmios que juntos chegaram a cerca de R$ 200 mil.

 

Она "Раздача официальных ключей нод 32"была так же приветлива, также беспокоилась о моем здоровье, так "Скачать игру исторический"же заботилась о "Скачать стрелялки гонки"моих удобствах, пище, обо всех мелочах моей "Скачать зрительные образы для проигрыватель windows media"жизни, как и всегда.

Только не "Фильмы по книгам агаты кристи"в том случае, если они "Скачать альбом армейских песен скачать"поразят меня серебром.

Nincs ам-ам, nincs ам-ам Нечего.

А "Marley bob скачать"Швейк лакомился на кухне солдатским хлебом, макая его "Скачать эмуляторы игр для сега"в стакан сладкой водки.

Он "Игра фабрика футбола"плевался в них кровью загрызенного офицера.

Может, оно "Скачать игру ну погоди догонялки"было неверным, но я принимаю на себя полную ответственность за его последствия.

  Categorias: