Governador Carlos Brandão anuncia reajuste nas bolsas da FAPEMA durante Fórum Nacional do Consecti & Confap
O governador Carlos Brandão anunciou o reajuste nos valores das bolsas de pesquisa concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). A notícia foi divulgada durante a abertura oficial do Fórum Consecti & Confap, nesta quinta-feira (15), no Hotel Luzeiros, Ponta do Farol. Na ocasião, ele anunciou ainda, mais investimentos na pesquisa e inovação no Maranhão, com ampliação de projetos e reforço das ações nos municípios.
“É um grande evento que o Maranhão sedia, com a presença de representantes dos principais órgãos de ciência e tecnologia do Brasil, para demonstrarmos as experiências maranhenses, além de conhecer as iniciativas de outros estados. Nesse sentido, estamos satisfeitos, pois, o Maranhão é um dos que mais apoia este segmento. É o segundo no Brasil em investimentos na área de pesquisa, e prosseguiremos avançando”, pontuou o governador Carlos Brandão.
O governador destacou iniciativas para o segmento. “Vamos valorizar, ainda mais, os pesquisadores e estimular a produção das pesquisas, com reajuste nos valores das bolsas concedidas pela FAPEMA, equiparando ao nível do CNPq, acompanhando o governo federal. No momento em que fazemos esse anúncio, simboliza que a ciência e a tecnologia são prioridades em nosso estado, de verdade. O orçamento da fundação, em nosso estado, é de 42 milhões de reais, bem robusto, considerando o volume de investimentos que nosso estado tem. E, em parceria com o Governo Federal, vamos avançar ainda mais”, enfatizou Brandão.
Na ocasião, ele anunciou mais investimentos para a ciência no Maranhão. Temos grandes talentos na ciência e tecnologia, e reforçaremos os investimentos e os apoios para darmos a devida oportunidade aos municípios e contribuir no avanço do conhecimento e do desenvolvimento. Esta e outras iniciativas serão compartilhadas neste, que é um dos maiores eventos para divulgação das realizações na área da pesquisa científica brasileira, servindo de vitrine mundial para os avanços maranhenses”, concluiu o governador.
O momento reuniu presidentes e representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), secretários estaduais de Ciência & Tecnologia, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de agências federais e internacionais do segmento para debater temas prioritários da política científica e tecnológica no Brasil.
“Esse encontro reforça a parceria das fundações, secretarias e o ministério, corroborando para a ampliação dessas relações, pelo avanço do setor. Temos a presença de delegações internacionais, mostrando que temos que ter essa convergência com o mundo e estreitar esta cooperação internacional. O presidente Luís Inácio Lula da Silva tem a missão de reconstruir o que foi desmontado e retomar os investimentos e apoios neste segmento, considerando os arranjos produtivos locais, popularização da ciência, da economia solidária, desenvolver tecnologias sociais e ampliar as pesquisas. Parabenizo o governador Carlos Brandão, pelos investimentos que o Maranhão protagoniza, garantindo que a ciência e o desenvolvimento não parem”, reiterou o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), Inácio Arruda.
O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, apontou os investimentos como determinantes para a execução dos projetos científicos e a promoção de estratégias para alcance das inovações no segmento. “O governador Carlos Brandão vem mostrando sua decisão acertada em investir na pesquisa, ciência e na tecnologia, que são, também, pilares do desenvolvimento de uma nação. O reajuste nas bolsas da fundação era muito esperado pelos pesquisadores e vai impulsionar as ações da fundação. O Maranhão se destaca entre os agentes desse avanço, sendo contribuinte e assumindo protagonismo”, frisou.
Participaram da cerimônia de abertura, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); dos conselhos nacionais de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti), de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e a titular da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti-MA), Natássia Weba.
O fórum é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti-MA) e a FAPEMA.
O fórum prossegue até esta sexta-feira (16), com agenda no Hotel Luzeiros.
Programação
Na agenda desta quinta-feira, debates e reflexões sobre a ‘Construção da nova estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação’.
À tarde, os debates se pautaram na ‘Modelagem do financiamento para Pesquisa Científica e Tecnológica entre Governo, Estados e o DF”, sob coordenação do CNPq, CAPES e Finep; ‘A evolução da inovação no Maranhão: o caso Inova MA’, por representantes da Secti e “Evolução e Desafios do Marco Legal da Inovação no Maranhão com a professora doutora, Francisca Neide, da equipe da FAPEMMA e encerrou com debates, apresentação da iniciativa Amazônia +10 – Balanço e Perspectivas, pelo Comitê Executivo da Iniciativa Amazônia +10.
Texto: Sandra Viana
Fotos: Rubenilson Costa