Governadora e ministro abrem debate sobre ciência, tecnologia e inovação

Governadora e ministro abrem debate sobre ciência, tecnologia e inovação
julho 23 21:46 2012

 

foto_abertura_forumA governadora Roseana Sarney e o ministro de Ciência e Tecnologia, Antônio Raupp, abriram, na tarde desta segunda-feira (23), no Hotel Luzeiros, o Fórum Nacional do Consecti e Confap, que reúne secretários estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação e presidentes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. O evento, que prossegue até quarta-feira (25), acontece paralelo a programação da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com apoio do governo estadual, em São Luís.

Além do ministro e da governadora estavam presentes na mesa de abertura a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Rosane Nassar Meireles Guerra, a de Cultura, Olga Simão e os presidentes do CNPq, Glaucius Oliva, da Capes, Jorge Guimarães, da Finep, Glauco Arbix, do Consecti, Odenildo Sena e do Confap, Mário Neto Borges.

“É um grande prazer para o Maranhão sediar esse evento, que mostra o compromisso de todos que aqui estão com o debate científico. O estado passa atualmente por muitas transformações e, mais do que nunca, precisamos investir em tecnologia e incentivar os nossos jovens para que eles possam trilhar um caminho diferenciado e isso somente acontecerá por meio da educação, ciência e tecnologia”, disse a governadora, que assinou memorando de entendimentos celebrando a conjugação de esforços entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Confap para a formalização de uma interlocução entre os signatários.

O documento visa fortalecer a representatividade das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, por meio do Confap, perante a Capes, para o aprimoramento da Política Nacional de Educação, da educação básica à pós-graduação, e de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. O mesmo foi celebrado entre CNPq e o Confap.

Além da governadora e do ministro, participaram da solenidade de abertura as secretárias de Estado de Ciência e Tecnologia, Rosane Nassar Meireles Guerra; e de Cultura, Olga Simão; o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Odenildo Teixeira; e o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Mário Neto Borges; além do presidente do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, Luigi Nicolas, e de representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, entre outros.

Oportunidade –O  ministro ressaltou a importância de o Fórum Nacional Consecti e Confap estar sendo realizado no Maranhão. “O Maranhão está servindo, hoje, de ponto de encontro para a discussão de todas as pessoas responsáveis pelas políticas de ciência e tecnologia no Brasil, além de professores, pesquisadores, representantes de empresas, entre outros. É uma oportunidade para que se possa analisar se as políticas que estamos desenvolvendo estão se ajustando às demandas da população e também pensar novas alternativas para a área”, declarou o ministro.

O presidente do Confap, Mário Neto Borges, disse que uma das metas é que até 2020, cerca de 2% do PIB brasileiro seja direcionado para a ciência e a tecnologia. “Os estados estão fazendo a sua parte e queremos aqui pedir o apoio da governadora Roseana Sarney para que ajude nas lutas para beneficiamento das ações voltadas para a ciência, tecnologia e inovação”, destacou.

A secretária Rosane Guerra ressaltou que cientistas e pesquisadores maranhenses estão aproveitando o evento para integrar conhecimentos. “É uma grande oportunidade para que possamos nos inteirar com a agenda de fomentos de todos os estados e, inclusive, de outros países”, destacou.

Debates –Nos três dias do Fórum, estarão em debate estratégias para o fortalecimento dos Parques Tecnológicos no Brasil, apresentando novos modelos e abordando as oportunidades científicas e tecnológicas para o desenvolvimento contínuo do país com base no valor agregado das produções locais. A promoção do evento é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e Fapema.

Segundo a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que representa os interesses das incubadoras de empresas, parques tecnológicos e empreendimentos inovadores no Brasil, o país possui 25 parques tecnológicos em operação, 17 em fase de implantação e 32 em planejamento. Os parques tecnológicos brasileiros em funcionamento contam hoje com cerca de 550 empresas incubadas, gerando faturamento médio de R$ 1,687 bilhão. Mesmo assim, dados revelam que o Brasil não possui uma fatia significativa neste segmento, com menos de 1% no gráfico dos parques tecnológicos existentes no mundo.

SBPC- A SBPC tem como tema central “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas visitem a Universidade Federal do Maranhão, onde está sendo realizado até a sexta-feira (27).

A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C  (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

Я уже "Программа для составления чертежей"говорил, что при первом взгляде на этого человека я "Технический план сооружения"оставил всякую мысль о сопротивлении и намеревался сразу же сдаться, но его наглое "Настольные игры шахматы"требование и оскорбительный тон задели меня за живое, и я решил защищаться.

Да мы "Скачать песни г лепс"и подозревали нечто подобное сразу, как "Ксюша юбочка из плюша песня скачать"вас нашли неподалеку от Черного озера.

В новой, не знакомой ему стране он боялся "Скачать программу для голосов"покидать помещение, вот и сидел все время "1 класс скачать альбом"взаперти в кондиционированном воздухе своего жилья и работал.

Петля затягивается вокруг его "Гонки для пк скачать"шеи, немного приподнимает его голову и все.

Диас "Игра линии шарики играть бесплатно"держался, как лев среди овец.

Лишь после полудня на остров прибыли представители средств массовой "Скачать крутая джорджия"информации, которых доставили катером с острова Эльютера.

  Categorias: