Governo abre edital com investimento de R$ 1 milhão para concessão de bolsas de mestrado

Por Elizete Silva 1 de fevereiro de 2023

Visando a qualificação de pesquisadores maranhenses, o Governo do Estado abriu, na última semana, o edital Bolsas de Mestrado no País com investimento superior a R$ 1 milhão. Podem concorrer estudantes, maranhenses ou residentes no Maranhão, matriculados ou cursando Pós-Graduação em nível de Mestrado Acadêmico em PPG ligados a instituição de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas fora do estado. O edital está disponível no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) – www.fapema.br. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro por meio do site.

“Este é o primeiro de muitos editais que serão lançados pela FAPEMA este ano. O edital visa a capacitação de pesquisadores em todas as áreas do conhecimento e faz parte do esforço do governador Carlos Brandão de impulsionar cada vez mais a pesquisa no Maranhão. A chamada integra a linha de ação Mais Qualificação e garante a formação qualificada de pesquisadores do Maranhão, na modalidade Bolsa de Mestrado no País, em apoio à ciência, tecnologia e inovação” , pontuou o presidente da FAPEMA, André Santos.

Ele ressalta, ainda que, “os cursos de mestrado e doutorado constituem um lugar privilegiado de produção do conhecimento e de formação do pesquisador brasileiro, em especial, do maranhense. Tais diretrizes têm base no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), que trata das estratégias e metas para o avanço nas políticas de pós-graduação e pesquisa no país. “O edital Bolsa de Mestrado no País também fortalece a pós-graduação e tem reflexo no aumento da produção científica e tecnológica do Maranhão”, destacou o presidente.

Entre os objetivos da chamada está, ainda, fomentar pesquisas com resultados relevantes para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assegurando a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promovendo oportunidades de aprendizagem para todos, conforme prevê o ODS 4 -Educação de Qualidade.

OPORTUNIDADE

O lançamento do edital foi comemorado por diversos pesquisadores que se manifestaram na postagem feita nas redes sociais da FAPEMA parabenizando e agradecendo por mais essa oportunidade de promoção e divulgação dos trabalhos maranhenses.

“Essa é uma ótima oportunidade para candidatos que não têm bolsa. A FAPEMA apresenta um diferencial muito grande com esse apoio. São poucas fundações de pesquisa no Brasil que apoiam estudantes do seu estado, em instituições de fora, dessa maneira”, observou Marcelle Beatriz.

“Sou de uma gratidão enorme à FAPEMA, por meio deste edital, no qual, felizmente, fui contemplado com essa bolsa. Muito obrigado por me permitir ser mestre”, enfatizou o pesquisador Ramon de Sá.

Valdenir Morais pontuou que “este é um dos editais mais aguardados pelos pesquisadores maranhenses” e parabenizou a FAPEMA pelo lançamento.

 

Texto: Sandra Viana com edição de Elizete Silva