Governo alinha nova etapa do programa Destaque Universitário para fortalecer acesso à educação superior no Maranhão

Por Sandra Viana 5 de fevereiro de 2026

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), alinha tratativas para execução da nova etapa do Programa Bolsa e Prêmio Estudante Destaque Universitário. Em reunião com a secretária de Estado da Educação (Seduc),Jandira Dias, nesta quarta-feira (4), o presidente da Fundação, Nordman Wall debateu a próxima etapa de seleção do programa, prevista para este semestre. A ação é uma das principais iniciativas de valorização do mérito acadêmico e contempla jovens estudantes da rede pública estadual.

O programa Destaque Universitário reconhece alunos que obtiveram as maiores notas em vestibulares ou processos seletivos nacionais, como ENEM, SISU e PROUNI, garantindo incentivo financeiro e estimulando a permanência no ensino superior.

O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, ressaltou a importância da iniciativa para o desempenho do estudante e o avanço da educação superior no estado. “O Programa Estudante Destaque Universitário é um investimento direto no talento dos nossos jovens, que demonstra o compromisso do Governo do Estado com a educação, a ciência e a formação de profissionais qualificados”, afirmou.

A iniciativa contempla estudantes aprovados em universidades públicas e privadas, tanto no Maranhão quanto em outros estados do país, desde que tenham origem na rede pública estadual de ensino. Os selecionados podem receber uma bolsa mensal de R$ 1 mil, renovável ao longo de toda a graduação; ou prêmio único no mesmo valor, conforme critérios estabelecidos no edital.

Este apoio é fundamental para garantir a permanência dos estudantes na universidade, observa a secretária da Seduc, Jandira Dias. “Esse programa amplia as oportunidades para os estudantes que se destacaram pelo desempenho acadêmico e dedicação aos estudos. Além do reconhecimento pelo mérito, contribui para reduzir desigualdades econômicas que muitas vezes colocam em risco a continuidade dos estudos”, frisou.

O programa se consolida como uma política pública estratégica, que incentiva a excelência acadêmica, promove a inclusão educacional e fortalece o futuro científico e profissional do Maranhão.