Governo amplia acesso à internet a população com inauguração de novo ponto de wi-fi grátis

Governo amplia acesso à internet a população com inauguração de novo ponto de wi-fi grátis
setembro 15 19:54 2016

wifiCom a inauguração, nesta sexta-feira (16), de mais um ponto de wi-fi grátis, o Governo do Estado avança na meta de ampliar o acesso à internet aos maranhenses. Nesta etapa do serviço será contemplada a área do Centro Histórico. A instalação de pontos de internet grátis faz parte do programa ‘Cidadania Digital’ da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Além dos pontos de wi-fi, o programa prevê a implantação de uma infraestrutura de rede de fibra ótica, cobrindo parte substancial do Estado.

A inauguração do novo ponto será às 18h, em frente ao Teatro João do Vale, com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada. “Esse é o terceiro ponto de wi-fi livre gratuito que o Governo do Maranhão entrega dentro do Programa Cidadania Digital e tem o objetivo de atender as pessoas que trabalham e circulam diariamente pelo Centro Histórico como estudantes, empresários, micros e pequenos empreendedores e os turistas que visitam a área”, disse o secretário.

Ele destacou que, com a internet grátis, os turistas vão poder registrar seus momentos no Centro Histórico e postar nas redes sociais, o que dará mais visibilidade ao Estado. “O projeto é uma forma que o governo encontrou de democratizar o acesso à internet à população, considerando que temos um déficit muito grande nesta área”, completou Jhonatan Almada.

O projeto já foi levado para os bairros Anjo da Guarda, Cidade Operária por meio de uma parceria com a TVN. No Centro Histórico, o wi-fi está sendo viabilizado a partir da internet do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) – Unidade Vocacional Praia Grande.

Novos links
Jhonatan Almada informou que a secretaria está aguardando, até o final deste ano, a conclusão da licitação para contratação de 200 links de internet para a Região Metropolitana de São Luís como parte do projeto ‘Ilha Digital’ e de 11 links para os municípios onde existem Iemas.

O secretário apontou ainda como outra ação do governo nesta área a implantação do ‘Ponto do Saber’. O primeiro já está em funcionamento no Convento das Mercês. No local, os moradores dispõem de computadores ligados à internet onde podem fazer consultas, pesquisas e estudos, além de ter acesso a serviços públicos.

O próximo deverá ser instalado no município de Timon. “Este conjunto de ações compõem o programa ‘Cidadania Digital’, que tem o objetivo de tornar o Maranhão mais inclusivo do ponto de vista do acesso à internet”, finalizou o secretário.

  Categorias: