Governo apoio o surgimento de novos empreendimentos e projetos inovadores por meio de edital da Fapema

outubro 10 14:02 2017

altO Governo do Estado está estimulando a cultura de inovação e de empreendedorismo  e apoia novos empreendimentos de base tecnológica por meio do edital Apoio à Difusão de Ambientes de Inovação em Tecnologia Digital no Maranhão – Startups. A chamada pública, que fica aberta no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) até o dia 30 deste mês, prioriza as áreas de hardware, software, aplicativos e tecnologias da informação e comunicação. Os recursos para o financiamento dos projetos são da ordem de R$ 850 mil. As inscrições podem ser feitas no endereço www3.fapema.br/patronage.

Por meio do edital, que está em sua segunda edição, a Fapema e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), irão assegurar dois meses de treinamento para que as startups selecionadas possam aprimorar seu modelo de negócio.

“O objetivo do edital é apoiar a criação e a validação de negócios no mundo das startups, das empresas de base tecnológica que podem crescer sem quer precisem aumentar sua base física como é o caso de aplicativos e de empresas que podem surgir em torno do mundo digital e da internet”, destacou o diretor presidente da Fapema, Alex Oliveira.

A chamada pública está inserida na linha de Ação “Mais Inovação” e no âmbito do Programa “Inova Maranhão”, da Fapema.  O edital visa também estimular a orientação da pesquisa acadêmica e do ambiente universitário às demandas aplicadas da sociedade, acelerar o desenvolvimento do ecossistema de startups no Maranhão, gerando um ambiente propício à multiplicação de iniciativas empreendedoras.

Os projetos selecionados serão apoiados ao longo de duas fases distintas com diferentes montantes de recursos: Fase 1, de Modelagem de Negócios – dois meses, sem transferência de recursos financeiros; Fase 2, de Aceleração e Incubação – dez meses, com concessão de bolsas e auxílios.

 

  Categorias: