Governo apresenta programa ‘Diques da Produção’ à Uema

Governo apresenta programa ‘Diques da Produção’ à Uema
setembro 02 21:00 2016

uema.siteCom o objetivo de construir parceria para desenvolver o programa ‘Diques da Produção’, a Agência Estadual Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) reuniu-se nesta sexta-feira (2), com a reitoria e equipe técnica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Representando o Estado, estavam presentes o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Júlio César Mendonça, e o gerente de Inclusão Sócio Produtiva da Sedes, Martinho Lima.

O programa ‘Diques da Produção’ visa garantir o armazenamento de água doce, e ainda, reduzir a salinização dos campos naturais inundáveis, de forma racional, zelando pela preservação dos ambientes e segurança alimentar, em benefício das gerações atuais e futuras da região da Baixada Maranhense.

Na reunião, foram apresentados os objetivos do programa e propostas para que a Uema contribua para o encaminhamento do projeto. O presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, destacou na ocasião, o esforço do governador Flávio Dino para fomentar parceiras com instituições para melhorar a qualidade de vida dos baixadeiros, que tanto sofrem com o problema da salinização dos campos inundáveis e outros conflitos.

“Estamos compartilhando com a Uema o programa que é muito importante para o desenvolvimento da Baixada Maranhense, e a Universidade tem a expertise e várias pesquisas na área, e nada mais justo que juntarmos forças num efeito sinérgico para transformar a região que tem os piores índices de Desenvolvimento Humano,” enfatizou o presidente Júlio Mendonça.

Para o reitor da Uema, Gustavo Costa, o Governo em várias ocasiões mostra a pressa em reconstruir o Maranhão e a Universidade está disponível para contribuir, dentro das suas capacidades e estrutura que dispõe hoje, para apoiar o ‘Diques da Produção’.

“O poder público tem um débito enorme com a Baixada que passou muito tempo abandonada, e, agora, o Governo zela para a preservação do ambiente e o bem estar da população. Então, a Uema une experiências que deram certo e todo o seu conhecimento acumulado em prol do desenvolvimento da região”, ressaltou o reitor da instituição, Gustavo Costa.

Para o andamento do programa, está disponível uma Chamada Pública para que comunidades e povoados localizados nos 35 municípios contemplados pelos ‘Diques da Produção’ possam se credenciar para o acesso aos benefícios gerados pelas intervenções. As inscrições para a Chamada Pública estarão abertas até o dia 30 deste mês.

São 35 municípios beneficiados com os ‘Diques’, entre eles, Alcântara, Apicum-Açu, Penalva, Viana, Matinha, Monção, Pinheiro, Cururupu, Cedral, Cajari e outros. Em caráter prioritário para as obras, os municípios de Anajatuba, Bacurituba, Santa Helena, Serrano do Maranhão e Viana serão os primeiros a iniciarem a intervenção para construção do projeto.

Serão construídos por meio do Programa, diques de contenção da água salgada; pequenas barragens; canais de retenção de água e oferta deAssistência Técnica e Extensão Rural, para implantação de projetos de geração de renda para a população das comunidades/povoados beneficiados com o Programa.

  Categorias: