Governo do Estado abre Semana de Ciência e Tecnologia com destaque para Biomas, Saberes e Tecnologia Sociais
Reconhecer, valorizar e proteger a biodiversidade dos biomas do Brasil é o foco da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/MA) que iniciou nesta terça-feira (15), no Convento das Mercês, Centro Histórico.
O evento, realizado pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), tem como tema ‘Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais’.
Com vasta programação, o estande da Fapema no evento terá palestras, mostra de casos de sucesso, exposições e sorteios de brindes e de livros apoiados pela Fundação. A 21ª SNCT vai até quinta-feira (17).
O presidente da Fapema, Nordman Wall, observa que “a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade única para mobilizar a sociedade em torno do conhecimento e da pesquisa” e acrescenta que “ao promover a interação entre pesquisadores, estudantes e a comunidade, o Governo do Estado está contribuindo para a construção de um futuro mais inovador e sustentável”.
Ele destaca ainda que o governador Carlos Brandão entende e reconhece o impacto desta política para o crescimento do nosso Estado.A secretária-adjunta da Secti, Wasti Cunha, ressalta a importância da participação de todos os segmentos sociais no evento. “Todos devem se envolver, aprender e se inspirar com as inovações apresentadas no evento, entendendo como a ciência e a tecnologia são fundamentais para o progresso de uma região. A SNCT é um espaço de celebração do conhecimento e de suas contribuições para mudar realidades sociais, uma das prioridades do governador Carlos Brandão e que ganha reforço neste espaço de debates e reflexões”, destaca.
Além de debater biomas e biodiversidade, o evento também discute o papel transformador das tecnologias sociais na construção de projetos inovadores que fazem parte do sistema de ciência, tecnologia e inovação. Entre os participantes do evento estão a Uema, Uemasul, Iema, Ufma, Ifma, Seduc, entre outros parceiros que se juntam a Secti e Fapema neste grande evento de popularização da ciência. “A SNCT é uma iniciativa nacional que busca promover a ciência e a tecnologia como ferramentas essenciais para o desenvolvimento e dar visibilidade à pesquisa e à ciência e o Maranhão é partícipe nessa união de esforços para promover a pesquisa”, observou o reitor da Uema, Walter Canales.
Ciência, Tecnologia e Inovação
A programação de abertura contou com uma série atividades, incluindo palestras com especialistas em diversas áreas e no estande da Fapema, exposições de obras, projetos de pesquisa e caso de sucesso apoiados pela fundação e sorteio de livros, proporcionando aos participantes a chance de expandir seu conhecimento e se aprofundar nas diversas temáticas abordadas durante a semana.
Pela manhã, grupo de pesquisadores do Ifma Monte Castelo apresentou projetos de extensão. À tarde, momento de autógrafos do livro ‘Por Que as Flores Não Serão Beijadas?’, de Raimunda Fortes, seguido de apresentação da Ufma sobre mercado de trabalho na região Nordeste.
A participação é aberta ao público para conhecer de perto as iniciativas e somar no fortalecimento da cultura científica no estado.Programação
O segundo dia de SNCT segue com o panorama de ações da Fapema e uma nova rodada de sorteios de livros. Destaque para a apresentação do projeto F1 in Schools, parceria Fapema e Sesi, que discutirá benefícios para ascensão empresarial; e a pesquisadora Camila Campos do Vale, apresentando a cerâmica utilitária no Maranhão.
À tarde, uma pesquisa sobre a literatura como promotora de letramento racial em escola quilombola será apresentada por Marcelo Furtado Silva e Andrio Alves Gatinho.
O dia contará ainda com uma roda de conversa sobre o livro ‘Betinho, o Jardineiro Genial’ e tarde de autógrafos do livro ‘A Prática Jurídica entre a Bainha e a Faca’, organizado por Ruan Didier Bruzaca.No encerramento do evento, quinta-feira (17), haverá exposições, vídeos e sorteios de livros.
O projeto F1 in Schools será reexibido, além de uma apresentação sobre o projeto Mini Lendas, desenvolvido por Rosianne de Jesus Silva dos Santos. A tarde de autógrafos do livro ‘FoFão, Cultura Maranhense e Literatura Infantil’, organizado por Camila Reis Brito, encerrará a programação.