Governo do Estado firma parceria com maior centro de pesquisa em engenharia da América Latina

Governo do Estado firma parceria com maior centro de pesquisa em engenharia da América Latina
setembro 06 20:39 2016

coppe3O Governo do Estado firmou termo de cooperação técnico científico com o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro –, visando impulsionar as áreas das engenharias no Maranhão. A assinatura do termo é resultado de articulação entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) junto ao Instituto, que forma anualmente mais de 500 mestres e doutores.

Com a iniciativa, o governo insere as universidades públicas e privadas do Maranhão em projetos, em rede, que têm uma repercussão nacional e internacional considerando a referência que o Coppe possui. “Isso significa a possibilidade de formar recursos humanos, formar massa crítica para ajudar a desenvolver o estado e, ao mesmo tempo, qualificar a pesquisa produzida no Maranhão, articulando com o que tem de melhor no Brasil”, observou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

“A Coppe é a maior referência em engenharia do Brasil e uma das melhores do mundo em diversos campos. O objetivo do convênio firmado com a Secti é justamente contribuir para o desenvolvimento das engenharias no Maranhão em áreas que ainda não temos avanços significativos em comparação com outros estados brasileiros. Nesse sentido, estabelecemos com o instituto algumas engenharias que deverão ser prioritárias como as ligadas a energia, transporte e tecnologia da informação” completou o secretário.

O termo foi assinado com a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisa e Estudos Tecnológicos (Coppetec), que é a responsável na Coppe por articular essas parcerias. O documento foi assinado pelo secretário da Secti e o professor diretor do Coppe, Edson Hirokazu Watanabe. Participaram ainda do ato o vice-diretor do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica- Confies, Fernando Peregrino, o diretor de Tecnologia e Inovação do Coppe, Fernando Alves Rochinha, e o pelo pró-reitor de Planejamento e Gestão do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Emanoel Denner.

A pós a assinatura do termo será formada uma missão técnica composta por professores de várias instituições de ensino do Maranhão que participarão de uma reunião no Coppe para discutir o escopo de projetos comuns. A partir dessa reunião serão elaborados projetos de cooperação em áreas definidas como prioritárias, as quais receberão aporte de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Por meio do termo serão implantadas pesquisas, estudos, projetos, cursos, extensão e formação de pessoal voltados às áreas das engenharias biomédica, civil, elétrica, mecânica, metalúrgica e materiais, nuclear, oceânica, química, nanotecnologia, de produção, sistemas e computação, de transportes, planejamento energético.

  Categorias: