Governo do Estado incentiva produção artística e inclusão juvenil com o programa Arte de Rua

Por Sandra Viana 8 de novembro de 2024

Promover a valorização da cultura local e fortalecer o protagonismo da juventude maranhense são os objetivos principais do programa Arte de Rua, iniciativa do Governo do Maranhão, a partir de parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Maranhão (FAPEMA) e Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). A ação inovadora, lançada nesta sexta-feira (8), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, irá integrar arte, juventude e educação. A cerimônia de lançamento foi conduzia pelo governador Carlos Brandão com presenças do presidente da Fundação, Nordman Wall, da secretária da Seejuv, Thiago Prado, entre outras autoridades e representantes do movimento de grafite.

Durante o evento, o governador Carlos Brandão destacou a importância de iniciativas que integrem educação e cultura para o desenvolvimento integral dos jovens. “Esse é um programa que vai deixar a cidade mais bonita através dos painéis de grafite e vamos descobrir novos talentos, são pessoas que às vezes estão precisando apenas de uma oportunidade. Temos um investimento de R$ 1 milhão e vamos começar pelos dez maiores municípios, trabalhando para descobrir esses jovens talentosos que poderão entrar para o mercado de trabalho apresentando todo o seu potencial”, afirmou Brandão. A proposta do Arte de Rua, que tem previsão de início em janeiro do próximo ano, é transformar a sociedade por meio da arte urbana.

“O programa também busca fortalecer o papel da arte como ferramenta de inclusão social e de engajamento dos jovens com a sociedade, pois, a arte urbana é uma potente aliada na transformação social. Acreditamos que, ao valorizar e apoiar a expressão dos jovens por meio da arte, estamos criando caminhos para um futuro mais justo e criativo. A arte é, sem dúvida, uma forma de ressignificar os espaços urbanos e construir uma nova perspectiva de sociedade”, afirmou o presidente da FAPEMA, Nordman Wall.

Para execução do programa serão lançados editais, que vão nortear as atividades. O edital Vozes do Spray – Arte Urbana, que abrirá oportunidades para 10 intervenções artísticas em nove municípios, incluindo São Luís. A ideia é transformar espaços públicos em telas vivas e dinâmicas.

O edital Spray na Mochila – Traços de Aprendiz vai capacitar 20 professores de arte e 200 alunos de escolas da rede estadual, oferecendo cursos e oficinas sobre técnicas de arte urbana, com foco no grafite e outras formas de expressão visual. E com o edital Encontro de Arte Urbana e Certificação, será promovido evento com debates sobre arte urbana, momento que marcará a certificação dos participantes dos editais.

Além de incentivar a produção artística local, o Arte na Rua se propõe a enriquecer o processo educacional, mostrando que a arte é uma poderosa ferramenta de transformação e aprendizagem. “O programa é uma política pública inovadora, que coloca os jovens no centro do processo, oferecendo a eles oportunidades de formação e expressão, e ao mesmo tempo, valorizando nossa cultura, que é muito diversa e rica”, afirmou a secretária da Seejuv, FULANA.

Transformação social

Nando Pontes e Bernardo Marques, artistas renomados do grafite nacional, também participaram da cerimônia, celebrando a união entre o poder público e os artistas urbanos. Eles pontuaram a relevância do projeto e seu impacto na criação de um futuro mais inclusivo e culturalmente estimulante para os jovens maranhenses.

Responsável pela coordenação do programa, Delano Rodrigues, afirmou que o grafite é uma forma de manifestação artística com reconhecimento internacional e que o Maranhão está inserido nesse contexto.

Também presentes no evento, os artistas Raphaella Mainã e Gil Leros, pontuaram que quanto mais visibilidade para a arte de rua, mais avanços para a quebra de preconceitos e combate às desigualdades.