Governo do Estado inicia nova fase do programa Inova Maranhão

Governo do Estado inicia nova fase do programa Inova Maranhão
dezembro 17 09:51 2019

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) promoveram, na noite desta segunda-feira (16), cerimônia de assinatura dos termos de outorga dos projetos contemplados com o edital Startups -2019. Durante o evento, realizado no auditório do Casarão Tech Renato Archer, foi realizado também o Seminário de Execução Financeira. Os eventos foram coordenados pelo secretário da Secti, Davi Telles e pelo diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, e contou com apresentações do diretor Financeiro da Fundação, Mauricio Brandão, do coordenador de Inovação, Mauricio Sá, e da gestora do Inova Maranhão para Startups, Gabriela Domingues.

Na oportunidade, todos os bolsistas formalizaram o início das suas atividades bem como assistiram a uma apresentação sobre execução financeira dos recursos que irão receber. Nessa nova etapa do programa serão investidos R$ 1.650.000,00 para startups na modalidade incubadora e aceleração e R$ 150 mil para gestão de programa.

Serão 24 projetos, oriundos de todas as regiões do estado, e mais de 100 bolsistas que estarão iniciando o desenvolvimento de seus produtos e inventos tecnológicos a partir de janeiro de 2020. A expectativa é inserir, mais ainda, o Maranhão num patamar de destaque no âmbito da inovação no cenário nacional.

O objetivo do edital, segundo explicou o diretor da FAPEMA, André Santos, é alavancar projetos de base tecnológica com potencial de escalabilidade e que possa ser replicado. O edital integra o programa Inova Maranhão, uma iniciativa do Governo do Estado.

O secretário da Secti, Davi Telles, destacou que os resultados obtidos nas edições anteriores do programa mostram a importância desse investimento para execução de projetos inovadores no Maranhão. Segundo ele, eles visam contribuir com o desenvolvimento econômico e fortalecimento do mercado de tecnologia do estado do Maranhão. A atuação do Inova Maranhão acontece por meio de quatro eixos principais: Educação, Competitividade, Startups, e IoT.

Fotos: Odinei de Silva

  Categorias: