Governo do Estado, MEC e Pnud assinam acordo em prol da educação

Governo do Estado, MEC e Pnud assinam acordo em prol da educação
setembro 02 21:45 2011

PnudDefinir ações estratégicas para melhoria da educação no Maranhão. Esse é o objetivo do acordo de cooperação técnica firmado entre Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), assinado na manhã desta sexta-feira (2), pela governadora Roseana Sarney, pelo embaixador do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, pelo representante do MEC, Francisco das Chagas, e pelo secretário de Estado da Educação, João Bringel, no Salão de Atos do Palácio dos Leões. A FAPEMA foi representada na solenidade pela sua diretora administrativa, Stael Chaves.

O projeto de cooperação técnica, requerido pela governadora Roseana Sarney junto ao MEC, tem como objetivo definir ações estratégicas para melhoria dos índices educacionais no Maranhão, a partir do diagnóstico elaborado pelo Pnud e a equipe técnica da Seduc.

“O MEC colocou à disposição do estado uma equipe do Pnud voltada para a área da educação. A partir do diagnóstico, nós vamos trabalhar para melhorar a realidade que temos hoje na educação. Esse acordo é um marco importante para a educação maranhense, pois é só por meio dela que vamos ter a inclusão social”, avaliou a governadora.

Jorge Chediek, embaixador da ONU no Brasil, informou que o Pnud tem um convênio com o MEC a nível nacional para trabalhar com os estados interessados em melhorar as estruturas de gerenciamento educacionais.“Estamos no Maranhão para assinar o convênio que incorpora o estado a essa iniciativa que tem o PNUD e o Ministério da Educação como parceiros”

Segundo o secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, o acordo com o Pnud se fundamenta em dois princípios fundamentais para a efetiva melhoria da educação no estado. “Primeiro, o acordo se fundamenta na cooperação técnica e o segundo, é a construção de alternativas pelos próprios maranhenses no âmbito da secretaria de educação de forma democrática, discutida com os municípios e com a sociedade”.

Liliane Marchiorato, consultora do Pnud, afirmou que o projeto no Maranhão será trabalhado em quatro dimensões. A primeira é a Gestão Educacional; seguida pela Formação Iniciada e Continuada; Práticas Pedagógicas serão abordadas na terceira etapa e para finalizar, a adequação da Infraestrutura dos centros educacionais.

Ainda de acordo com Liliane, o projeto tem como foco os ensinos infantil, fundamental e médio. No infantil, o convênio prevê a ampliação da cobertura e a melhoria da qualidade de ensino. No fundamental, quatro pontos serão trabalhados: a redução do analfabetismo, a regularização do fluxo escolar, a adequação e diversificação da oferta e melhoria da qualidade de ensino.

Já no ensino médio, a equipe da Seduc e o Pnud vai trabalhar a ampliação da cobertura, integração com a educação profissional e a regularização do fluxo escolar. “Em todos os níveis da educação vamos buscar a melhoria da qualidade do ensino”, disse Liliane Marchiorato.

PNUD

O PNUD é o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem por objetivo promover o desenvolvimento e eliminar a pobreza no mundo. Entre outras atividades, o PNUD produz relatórios e estudos sobre o desenvolvimento humano sustentável e as condições de vida das populações, bem como executa projetos que contribuam para melhorar essas condições de vida, nos 166 países onde possui representação.

  Categorias: