Governo do Estado promove debate sobre propriedade intelectual

Governo do Estado promove debate sobre propriedade intelectual
abril 18 19:31 2016

worksop no2As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site da Fapema, no Sistema de Eventos.

Promover a disseminação da cultura da propriedade industrial e a proteção dos direitos que lhe são inerentes no Estado do Maranhão. Esse é o principal objetivo do seminário “A Importância do Sistema de Propriedade Intelectual para o Fomento da Inovação no Estado do Maranhão”, que acontece nos dias 4 e 5 de maio, no Rio Poty Hotel.

O evento será por meio de um workshop, com palestras expositivas de sensibilização da sociedade quanto à importância da proteção de suas pesquisas; minicursos sobre propriedade intelectual e exposição das pesquisas/patentes em estandes. Uma comissão julgadora avaliará as pesquisas apresentadas, com o objetivo de selecionar algumas, de acordo com critérios previamente estabelecidos, tendo como principal parâmetro o estímulo para a geração de conhecimento no Maranhão.

O seminário é promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).Visa estimular a classe empresarial e a comunidade acadêmica para o desenvolvimento de novas pesquisas que resultem em novos produtos ou processos com potencial de exploração econômica.

Também objetiva sensibilizar os pesquisadores para a importância da proteção de suas criações, uma vez que a propriedade intelectual além de proteger a invenção possibilita a visibilidade do conhecimento produzido no âmbito acadêmico e pelos inventores independentes, para que assim o invento possa chegar à sociedade, sobretudo por meio das empresas que viabilizarão a sua exploração comercial. A ideia é fomentar e fortalecer a inovação tecnológica no Estado do Maranhão como forma de promover o desenvolvimento social e por consequência a melhoria na qualidade de vida do maranhense.

Além da Fapema, da Secti e da Seinc, o seminário conta com o apoio da Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (SEBRAE) e do Sistema FIEMA (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão).

Link para inscrição: http://www3.fapema.br/eventos/index.php

 

PROGRAMAÇÃO

DATA: 04 e 05 de maio de 2016
LOCAL: Rio Poty Hotel – Av. dos Holandeses –Ponta D’Areia- São Luís, Maranhão

DIA 04/05/2016 – QUARTA-FEIRA
19h00 – Abertura com visitação aos Stands
19h30 – Exposição de Pesquisas/Produtos maranhenses
20h00 – Abertura Oficial do Evento
Lançamento dos Editais NIT e PATENTES
Apresentação Edital SENAI SESI de Inovação 2016

DIA 05/05/2016 – QUINTA-FEIRA
08h00 – Credenciamento
08h00 – 17h30 –Exposição de Pesquisas/Produtos maranhenses
08h30 às 09h15 – Palestra de Abertura
Tema: Propriedade intelectual como instrumento estratégico de fomento à inovação.
Palestrante: Dra. Aluizia Aparecida Cadori – Coordenadora-Geral de Articulação e Cooperação Nacional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial -INPI
09h30 – Palestra
Tema: O Cenário das Startups no Maranhão
Palestrante: Rômulo Martins França – Presidente do Grupo Startup Maranhão
11h00 – Mesa Redonda: Linhas de Crédito de Fomento à Inovação e Empreendedorismo -Instituições Financeiras Públicas (BB, BASA, BNB e CEF)
12h30 às 14:00 –Intervalo Almoço
14h00 – Minicursos:
Tema: Noções sobre Marcas e Patentes
Instrutor: Eduardo Andrade Bemfica – Chefe da Representação do INPI/Pernambuco
Tema: Noções sobre registro de software
Instrutor: Cláudia de Cássia Torres – Chefe da Divisão de Registro de Programa de Computador – INPI
Tema: Noções básicas de Redação de Patentes
Instrutor: Armando de Oliveira Mendes Neto- Pesquisador INPI
17h30 –Mesa de encerramento com os NIT (UFMA-UEMA-IFMA) – Caso de Sucesso
Secretário de Estado de Indústria e Comércio
Presidente da FAPEMA

  Categorias: