Governo do Estado realiza 1ª Edição do Conexão Ciência Maranhão

O evento, organizado pela FAPEMA, será realizado nos dias 08 e 09 de julho com transmissão pelo canal do Youtube Fapema Oficial.

Governo do Estado realiza 1ª Edição do Conexão Ciência Maranhão
junho 30 22:30 2021

O Governo do Estado do Maranhão realiza na próxima quinta-feira (08/07), Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, a solenidade virtual de abertura da 1ª Edição do Conexão Ciência Maranhão. O evento, uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), órgão ligado à Secretaria da Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), iniciará a partir das 8h30, com transmissão pelo canal do Youtube Fapema Oficial. Com duração de dois dias, o evento tem como objetivo socializar com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral os resultados parciais e finais das pesquisas apoiadas pela Fundação.

Durante o seminário será lançada a edição de nº 41 da Revista Inovação e haverá uma palestra magna proferida pela doutora em Informatique – Recherche Operationnelle – Université de Grenoble/França e professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cláudia Linhares Sales. Cláudia Linhares foi eleita secretária geral da Sociedade Brasileira para o Progresso à Ciência (SBPC) para a gestão 2021-2023. Ela vai falar sobre o “Sistema Nacional de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia: qual é o plano?”.

O diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, destacou que o seminário é importante por estar relacionado ao acompanhamento dos editais temáticos, lembrando que, acompanhá-los de maneira bem próxima, é um esforço que a Fundação vem fazendo desde o início da gestão do governador Flávio Dino. “Para além da aprovação dos relatórios, das prestações de contas, é importante que se possa destacar os trabalhos dos pesquisadores, conhecendo os resultados de cada uma das pesquisas que foram objeto de financiamento por cada um dos editais. É importante, antes de tudo, prestarmos contas à sociedade”, concluiu.

Os trabalhos serão apresentados por pesquisadores contemplados nos editais Covid, Economia Criativa, Startup e Bolsa Produtividade, referentes aos anos de 2019 e 2020. Cada pesquisador terá, em média, 15 minutos de apresentação. Os interessados em conhecer mais sobre esses projetos e seus impactos em benefício da população maranhense podem acompanhar as apresentações por meio do Youtube da Fundação.

Ao final da programação do primeiro dia, haverá a mesa redonda “Mecanismos de Incentivos e investimentos para o aumento da Inovação na Pesquisa no Estado do Maranhão” com mediação do secretário regional da SBPC no Maranhão e secretário geral da Academia Maranhense de Ciências, professor Dr. Antônio José Silva Oliveira.

No segundo dia, seguem as apresentações dos resultados das pesquisas em diferentes áreas do conhecimento e realizadas por pesquisadores de diferentes instituições de ensino.

REVISTA INOVAÇÃO

Ainda como parte do evento haverá o lançamento da mais nova edição da Revista Inovação que completa 15 anos. A revista de jornalismo científico é produzida pelo Núcleo de Difusão Científica da FAPEMA e está na edição nº 41. Ela apresenta reportagens  que destacam os programas de pós-graduação no estado, as cooperações interinstitucionais, startups, ações de empreendedorismo e os institutos estaduais de ciência e tecnologia. Nesta edição, serão 18 matérias contempladas em formato de textos, fotos e vídeos nas editorias Especial, Sábias Palavras, Saúde, Biológicas, Agrárias, Humanas, Exatas e Engenharias e Letras e Artes, além de entrevista, carrossel de fotos na editoria Fotosíntese e sugestões de leitura na Estante.

Confira abaixo a programação preliminar da 1ª Edição do Conexão Ciência Maranhão. Participe!

 

PROGRAMAÇÃO DO DIA 08 DE JULHO: 1º Dia

(Transmissão pelo canal do Youtube no link: https://youtu.be/smvwKo80Hg0)

08h30 – Abertura

09h – Palestra: Sistema Nacional de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia: qual é o plano? (Cláudia Linhares Sales – SBPC)

Apresentações dos projetos contemplados no Edital FAPEMA N° 06/2020 – COVID-19

10h30 – Projeto de Manufatura de Unidades Vita para uso em Combate ao Covid-19 no Maranhão (Shigeaki Leite de Lima – UFMA)

10h45 – Perfil Clínico Epidemiológico de Pacientes Infectados com Sars-Cov-2 no Estado do Maranhão: um Estudo em Neonatos, Crianças, Adolescentes e Adultos (Eliza Maria da Costa Brito Lacerda – Universidade CEUMA).

11h – Metodologias para Detecção e Quantificação dos Achados Tomográficos de Infecções da Covid-19 como Mecanismo de Apoio ao Diagnóstico, Prevenção e Tratamento (João Otávio Bandeira Dinz – IFMA).

11h15 – Análise Espaço-Temporal dos Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e Covid-19 no Maranhão (Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco – UFMA).

11h30 – Análise Hematológica e Bioquímica dos Recém-Nascidos Infectados pelo Sars-Cov-2, ou Não, Admitidos em UTI, durante a Pandemia da Covid-19 (Rosane Nassar Meireles Guerra  – UFMA).

11h45 – Covid-19: Os Impactos Cardiorrespiratórios e Funcionais na Predição de Mortalidade (Daniela Bassi Dibai – Universidade CEUMA).

12h – Inibição da Replicação do Coronavírus (Sars-Cov-2) por Lactonas Macrocíclicas (Lívio Martins Costa Junior – UFMA).

12h15 – Atenção Básica á Saúde, Fitoterapia e Covid-19: Realidade e Expectativa (Flavia Maria Mendonça do Amaral – UFMA).

Apresentações dos projetos contemplados no Edital FAPEMA N° 24/2019 – Economia Criativa

14h –  Tão Nina: uma Marca Autoral de Moda Feminina Maranhense (Nathalia Luiza de Carvalho Campos – UFMA).

14h15 – Fé de Alimária: Gravação de Coletânea Musical com Releituras do Cancioneiro Maranhense por Meio de Modernos Arranjos e Interpretações Únicas Feitas por Vinaa e Convidados (Luiz Vinicius Muniz Cantanhede Brito – UFMA).

14h30 – Solas, Mulheres e Territórios Maranhenses  (João Victor da Silva Pereira – UFMA).

14h45 – Além das Lendas (Iramir Alves Araújo – UFMA).

15h – Fomento à Cadeia Produtiva da Música em Guimarães e Mirinzal (Talita Miranda Costa – UEMA).

15h15  – Musical “Visões de Lampião: São João do Maranhão” (Francisco Paulo De Almeida Junior – UFMA).

15h30 – Fibra do Caúra (Valéria Pereira Lopes).

15h45 – Toureon: Giant Ancient Mech (José Nunes De Oliveira Neto – OPS Game Studio).

16h – Projeto Audiovisual de Distribuição do Filme “Muleque Té Doido 4: Morreu Maria Preá” (Francisco Duarte Da Silva).

Apresentações dos projetos contemplados no Edital FAPEMA N° 07/2019 – Startup

16h15 – Imaginakids: uma Plataforma para a Construção de Histórias Infantis por Crianças  (Alionalia Sharlon Maciel Batista Ramos Lopes – UFMA).

16h30 – Bobby: Analise de Aprendizagem (Rodrigo Alexandrino Araújo).

16h45 – Smartrash Startup: Adubo Produzido por Resíduos Orgânico (Renata Maria Sousa Castro – UEMA).

17h – Fitmentor (Thiago Gomes Leite –  UFMA).

17h15 – Batchlab Mel (Harvey Alexander Villa Vélez – UFMA).

17h30 – Tour, Ganhe a Cidade  (Rodrigo Dias Ribeiro).

18h30 – Mesa redonda: Mecanismos de Incentivos e investimentos para o aumento da Inovação na Pesquisa no Estado do Maranhão         .

Mediador: Prof. Dr. Antônio José Silva Oliveira (Academia Maranhense de Ciências e SBPC Maranhão).

 

PROGRAMAÇÃO DO DIA 09 DE JULHO: 2º Dia

(Transmissão pelo canal do Youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=Ae26n0bBlmk

Apresentações dos projetos contemplados no Edital FAPEMA N° 06/2020 – Bolsa Produtividade

08h30 – Avaliação Bioquímica do Mecanismo de Ação Carrapaticida de Terpenos sobre o Carrapato dos Bovinos, Rhipicephalus Microplus (Alexandra Martins dos Santos Soares – UFMA).

08h45 – Virtude, Direito e Política: Relações Possíveis entre Prudência e Vida Pública a Partir de Kant (Zilmara de Jesus Viana de Carvalho – UFMA).

09h – O Conceito de Experiência Aplicado aos Produtos Turísticos Comercializados em São Luís (MA) (Conceição de Maria Belfort de Carvalho – UFMA).

09h15 – Filosofia da Educação em Rousseau: A Linguagem como Condição Existencial no Âmbito da Cultura e da Sociedade (Luciano da Silva Façanha – UFMA).

09h30 – Status de Conservação das Espécies Vegetais do Maranhão e os Impactos para a Biodiversidade no Estado (Eduardo Bezerra de Almeida Junior  – UFMA).

09h45 – Detecção e Diagnóstico Automático de Patologias da Visão (João Dallyson Sousa de Almeida – UFMA).

10h – Regulamentação Sanitária Internacional e a Concessão de Ajuda ao Desenvolvimento aos Países Latino- Americanos: Os Casos Brasileiro, Chileno e Mexicano – Para Definição de uma Agenda Local de Prioridades em Saúde (Edith Maria Barbosa Ramos – UFMA).

10h15 – Identificação das Áreas Berçários e Prioritárias para a Conservação dos Tubarões e Raias no Litoral Maranhense  (Jorge Luiz Silva Nunes – UFMA).

10h30 – Biomarcadores em Ucides Cordatus (Crustacea, Decapoda) para Monitoramento Ambiental de Áreas Portuárias na Ilha de São Luís / Maranhão (Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta – UEMA).

10h45 – Integrahans Maranhão: Aspectos Operacionais, Epidemiológicos, Clínicos e Psicossociais da Hanseníase em Município de Alta Endemicidade no Estado do Maranhão, no Período de 2010 a 2017 (Dorlene Maria Cardoso de Aquino – UFMA).

11h – Obtenção e Caracterização de Novas Formas Farmacêuticas para o Tratamento de Doenças Negligenciadas (Paulo Roberto da Silva Ribeiro – UFMA).

11h15 – Em Busca de Marcadores Moleculares e Novos Alvos Terapêuticos de Carcinoma Penianoem Busca de Marcadores Moleculares e Novos Alvos Terapêuticos de Carcinoma Peniano (Silma Regina Ferreira Pereira – UFMA).

11h30 – Cristianismo e Modelos Educativos para Mulheres e Homens no Medievo: Diálogos entre o Passado e o Presente (Adriana Maria de Souza Zierer  – UEMA).

11h45 – Portugueses Residentes no Maranhão: A Questão da Propriedade nos Impressos Luso- Brasileiros (1823-1831) (Marcelo Cheche Galves – UEMA).

12h – Estado de Exceção. Elementos para uma História Política do Presente (Victor de Oliveira Pinto Coelho – UFMA).

12h15 – Ficção Científica e Literatura Fantástica no Maranhão: Sociedade, Tecnologia e Cultura (Naiara Sales Araújo Santos – UFMA).

12h30 – Um Olhar Discursivo sobre o Corpo? Civilizado? Em Jornais e Revistas Publicados entre a Segunda Metade do Século XIX e Início do Século XX, em São Luís-MA (Ilza do Socorro Galvão Cutrim – UFMA).

14h – Pesca, Cadeia Produtiva e Aspectos Reprodutivos de Peixes Comerciais Visando Ordenamento Pesqueiro no Litoral Oriental Maranhense (Zafira da Silva de Almeida – UEMA).

14h15 – Efeito do Tratamento com Levosimendan sobre um Modelo de Hipertensão Arterial Sistêmica em Ratos Spontaneously Hyperternsive Rats (Shr) (Cristiano Teixeira Mostarda – UFMA).

14h30 – Estrutura Sindêmica das Doenças Crônicas não Transmissíveis em Adolescentes: Efeito da Vulnerabilidade Social e dos Açúcares de Adição, Coorte RPS São Luís, Brasil (Cecilia Claudia Costa Ribeiro de Almeida – UFMA).

14h45 – Retratando a assistência do pré- natal em São Luís- MA (Lena Maria Barros Fonseca – UFMA)

15h – Avaliação da Taxa de Sucesso e da Saturação de Oxigênio Pulpar após Capeamento Pulpar Direto com MTA ou Vidro Bioativo 45S5 em Dentes Permanentes Cariados: Estudo Clínico Randomizado (Ceci Nunes Carvalho – Universidade CEUMA).

15h15 – Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana com Laser e Led Mediada por Eritrosina e Azul de Metileno no Combate de Enterococcus Faecalis em Forma de Biofilme (Etevaldo Matos Maia Filho  – Universidade CEUMA).

15h30 – Síntese e Caracterização de Nanopartículas de Niobato de Cálcio e 45S5 para Incorporação em Sistemas Adesivos Autocondicionates (José Roberto de Oliveira Bauer  – UFMA).

15h45 – Estudo de Frações do Coco Ariri para Obtenção de Bioprodutos Oriundos da Flora Maranhense (Adeilton Pereira Maciel – UFMA).

16h – Novas Superfícies para a Adsorção: Design e Aplicação de Compósitos, Blendas e Híbridos em Processos Ambientais (Cicero Wellington Brito Bezerra – UFMA).

16h15 – Avaliação de Risco de Agrotóxicos para Abelhas Africanizadas e Nativas: Ensaios Ecotoxicológicos In Vivo e In Vitro e Emprego de Biossensores Amperométricos (Gilvanda Silva Nunes – UFMA).

16h30 – Atividade Cicatrizante de Hidrogel à Base de Quitosana Contendo a Lectina Isolada de Cratylia Mollis (Cramoll) em Lesões Cutâneas Infectadas por Staphylococcus Aureus em Camundongos Diabéticos e não Diabéticos (Luís Cláudio Nascimento da Silva – Universidade CEUMA).

16h45 – Infecção por HPV no Desenvolvimento do Câncer de Pênis e Associação com o Tabagismo (Rita da Graça Carvalhal Frazão Corrêa  – UFMA).

17h – Agricultura Familiar e Convenções de Qualidade: Os Desafios para a Inserção Mercantil da Produção Familiar de Mandioca e de Leite Bovino no Estado do Maranhão (Marcelo Domingos Sampaio Carneiro – UFMA).

17h15 – Biohidrogenação Ruminal e Digestão de Ácidos Graxos em Ovinos Alimentados com Dietas Contendo Óleos Regionais  (Henrique Nunes Parente – UFMA).

1730 – Exigências de Mantença e Eficiência de Utilização da Lisina para o Crescimento de Codornas de Corte (Jefferson Costa de Siqueira – UFMA).

17h45 – Efeito do Genótipo e da Dieta sobre os Parâmetros Produtivos, Características de Carcaça e Qualidade da Carne de Ovinos Terminados em Confinamento (Michelle de Oliveira Maia Parente – UFMA).

Clique abaixo para download da Programação em PDF

Conexão Ciência Maranhão [PROGRAMAÇÃO]

  Categorias: