Governo do Estado realiza nesta terça-feira avaliação parcial do PPSUS – 2018
O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), órgão ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realiza nesta terça-feira (27), e quarta-feira (28), seminário de acompanhamento e avaliação parcial do PPSUS 2018 – Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde. O evento tem como objetivo divulgar os resultados parciais das pesquisas científicas financiadas pelo programa Edital nº 008/2016 e como estes podem contribuir para o Programa.
São convidados a participar da abertura do evento às 14h, no Casarão Tech Renato Archer, Rua da Estrela, 512, Centro: pesquisadores, reitores, pró-reitores, coordenadores de programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior do Maranhão, representantes da classe política, secretários estaduais e municipais e representantes de conselhos municipais e estadual de saúde. O evento irá contar com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Ao todo serão apresentados 17 projetos, aprovados em 2016, que receberam mais de R$ 1,1 milhão em recursos. O PPSUS é fruto de parceria entre a Fapema, a Secretaria de Estado da Saúde, o Ministério da Saúde, através do CNPq. O objetivo do programa é apoiar estudos e pesquisas que promovam o desenvolvimento tecnológico em saúde, fortalecendo a gestão e a eficiência do SUS.
As pesquisas estão pautadas em cinco eixos: Doenças Negligenciadas e Arboviroses, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da População Negra. As pesquisas estão em execução há um ano e durante o seminário os pesquisadores vão apresentar os resultados, metodologia e os gastos de recursos.
Entre as pesquisas que serão apresentadas estão “Monitoramento da microcefalia em recém-nascido e acompanhamento clínico e de crescimento e desenvolvimento de uma coorte de crianças com infecções congênitas pelo vírus da zika, do professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antônio Augusto Moura da Silva; “Avaliação dos métodos de diagnóstico, adesão ao tratamento de tuberculose e rastreamento de tuberculose latente em contatos intradomiciliares em São Luís” do professor Eduardo Martins Sousa, da Universidade Ceuma e “Investigação de novos padrões reprodutivos de Aedes aegypti (diptera: culicidade) e implicações no controle da zika, chikungunya e dengue da professora Valéria Cristina Soares Pinheiro, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).