Governo do Estado vai levar professores da rede pública para intercâmbio em Portugal

Os docentes foram contemplados no edital Professor Cidadão do Mundo, uma iniciativa inédita do Governo

Governo do Estado vai levar professores da rede pública para intercâmbio em Portugal
junho 01 11:59 2022

Quarenta e sete professores de instituições de ensino público do Maranhão irão participar durante um mês de intercâmbio de formação nas cidades de Porto e Coimbra, Portugal, onde farão imersão se capacitando nas áreas de robótica, metodologias ativas e tecnológicas educacionais. Esta é uma iniciativa inédita do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Na noite de segunda-feira (30) a Fundação promoveu reunião com os docentes contemplados no edital Professor Cidadão do Mundo para tirar dúvidas e orienta-los sobre a viagem e a permanência em Portugal durante o intercâmbio.

 

Eles começam a embarcar no dia 28 de junho. Em julho iniciam as aulas presenciais de Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais, na Universidade de Coimbra, e Robótica, no Instituto Politécnico do Porto. Concorreram ao edital docentes da Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica com vínculo empregatício efetivo com instituição de ensino pública do Maranhão. Na reunião todos os contemplados puderam tirar dúvidas sobre a estada em Portugal.

 

A reunião de alinhamento foi aberta pelo diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, que estava acompanhado do diretor Cientifico da Instituição, João Batista Bottentuit e do coordenador de Inovação, Mauricio Sá. Também participaram da reunião on-line a secretária de Estado da Educação (Seduc), Leuzinete Pereira da Silva, e o secretário adjunto de Recursos Humanos, Thiago Durans.

 

André Santos destacou que o Professor Cidadão do Mundo é mais uma iniciativa do Governo do Estado no sentido de garantir mais oportunidade para professores e alunos da rede pública. “O edital integra o programa Cidadão do Mundo que já levou dezenas de estudantes para fora do país para intercâmbio com foco em idiomas estrangeiros. “Ampliando essa ação, em uma iniciativa inédita, o governo do Estado leva 47 professores para Portugal para se qualificarem e ao voltarem para o Maranhão replicarem esse conhecimento no Estado”, destacou André Santos.

 

Ele acrescentou, ainda, que com a iniciativa o governador Carlos Brandão mostra o compromisso em cada vez mais investir na qualificação dos professores e de melhorar a qualidade do ensino ofertado na rede pública.

 

Entre os contemplados no editai estão professores da rede estadual, municipal e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) dos municípios de São Luís, Codó, Imperatriz, São José de Ribamar, Matões no Norte, São João dos Patos, Grajaú, Timon, Santa Inês, Buriticupu, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Carolina, Barra do Corda, Caxias, Água Doce do Maranhão, Lago do Juco, Santa Rita e São Raimundo das Mangabeiras.

 

A secretária da Seduc, Leuzinete Pereira, expressou alegria pela conquista dos professores e destacou a importância do Programa Professor Cidadão do Mundo, para possibilitar novas oportunidades aos profissionais da educação.

 

“Estou muito feliz com a realização desse edital. O programa que foi iniciado pelo governador Flávio Dino, levando jovens para o exterior para viver uma experiência extremamente enriquecedora, agora é ampliado para os profissionais da educação e o desejo do governador Carlos Brandão é dar continuidade às ações de valorização dos profissionais da educação, para  fortalecer o ensino em todo o estado. Portanto, há uma perspectiva de que no próximo ano seja estendido para mais profissionais e a Secretaria de Educação está disponível para apoiar naquilo que for necessário”, concluiu.