Governo do Maranhão Investe em Qualificação e Empregabilidade com o Programa Residência Técnica Profissional

Programa é fruto de parceira da FAPEMA com a Setres, Uema, Uemasul e Ufma
Garantir capacitação remunerada para recém-formados maranhenses e ampliar a empregabilidade desses profissionais é o objetivo do convênio de apoio ao Programa Residência Técnica Profissional (Restecpro) Nível Superior, assinado pelo governador, Carlos Brandão, e pelo ministro do Trabalho, Luíz Marinho que cumpriu extensa agenda em São Luís na sexta-feira (07). O programa é fruto de parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) com Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres) e as universidades Uema, Uemasul e Ufma.
“O governo tem trabalhado muito para trazer novas empresas para o Maranhão, qualificar trabalhadores e abrir oportunidades de emprego para os maranhenses”, destacou o governador Carlos Brandão.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, destacou que governo federal trabalha no processo de ajustes, de solução, de resolução para que o Maranhão também seja incluído na rede nacional. “O Maranhão tem sido um estado que percentualmente, vem ajudando a liderar esse processo de retomada da geração de emprego no país”, considerou o ministro Marinho.
O programa beneficiará profissionais recém-formados em Engenharia, Recursos Humanos e Ciências Sociais Aplicadas, proporcionando-lhes experiência prática supervisionada, visando o desenvolvimento de habilidades técnicas e facilitando sua inserção no mercado de trabalho.
A FAPEMA será responsável pelo lançamento do edital com as especificações normativas para os interessados. No primeiro semestre, serão selecionados 50 jovens, e no segundo semestre, mais 50, totalizando 100 participantes ao longo do ano. Cada um deles receberá uma bolsa no valor de R$ 2.500,00. A SETRES ficará encarregada da coordenação, enquanto as instituições de ensino superior – Universidade Estadual do Maranhão, Universidade da Região Tocantina e Universidade Federal do Maranhão- atuarão como parceiras.
Representando o presidente da FAPEMA, Nordman Wall, o diretor científico Cristiano Capovilla destacou a importância do convênio para o desenvolvimento do Maranhão. “É uma grande satisfação para a FAPEMA participar desse programa, que qualifica recursos humanos e prepara a juventude para o mercado de trabalho. Como órgão de fomento à ciência, tecnologia e inovação, não poderíamos estar de fora dessa iniciativa”, afirmou.
O secretário da SETRES, Luiz Henrique Lula, ressaltou que o Maranhão se tornou um estado de grandes oportunidades. “Os jovens selecionados pelo edital terão acesso às principais corporações do Maranhão. Nosso objetivo é que, além da residência e pós-residência, eles consolidem carreiras nessas empresas. O que nos interessa é a empregabilidade”, reforçou.
A pró-reitora da UFMA, Zefinha Bentivi, destacou a necessidade de expandir programas de residência para outras áreas. “Já existiam iniciativas voltadas para a área da saúde, mas faltava um programa como esse para as áreas técnicas. A FAPEMA está proporcionando esse avanço, beneficiando a UFMA e outras universidades, o que representa um grande passo”, pontuou.
O reitor da UEMA, Walter Canales, enfatizou a relevância do programa para a trajetória profissional dos egressos. “Este é um momento importante, em que universidades, empresas e governo se unem, por meio da FAPEMA, para garantir que nossos profissionais sejam bem inseridos no mercado de trabalho e tenham melhores condições de vida”, disse.
A reitora da UEMASUL, Luciléa Gonçalves, celebrou a inclusão de novos cursos no programa. “Esse convênio é essencial para os cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Civil, pois permite que nossos egressos continuem se aperfeiçoando com capacitação técnica remunerada e ainda tenham a possibilidade de serem efetivados no emprego”, destacou.
Além da assinatura do convênio do Restecpro, a solenidade contou com a posse dos membros do Conselho Estadual de Economia Solidária e Empregabilidade LGBTQIA+, a assinatura do Plano Estadual de Economia Solidária e a ordem de serviço para a reforma do prédio do Centro de Referência Estadual de Economia Solidária do Maranhão (Cresol).
A Casa do Trabalhador oferecerá diversos serviços, incluindo um posto avançado do INSS, Viva Procon, Sala do Empreendedor, Espaço Qualificar, auditório e laboratório de informática, consolidando-se como um importante centro de apoio à qualificação e empregabilidade no estado.