Governo do Maranhão lançará nesta terça (20) Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Governo do Maranhão lançará nesta terça (20) Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
setembro 19 21:09 2011

Arte_II_Mostra_slideO governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico (SECTEC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), realiza nesta terça-feira, 20, às 16h, na sala de reunião do Palácio Henrique de La Rocque a solenidade de Lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT/MA). O evento será aberto pela secretária de Ciência e Tecnologia, Olga Simão e pela presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra. 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece em todo o Brasil de 17 a 23 de outubro e este ano tem como tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenções de riscos”. No Maranhão, a Semana acontece de 17 a 22 de outubro na área do estacionamento do São Luís Shopping. Ano passado o Estado se destacou no semanário nacional em número de eventos durante a semana. O estado ficou em 3º lugar no ranking dos estados do Norte/Nordeste em número de atividades e o 8º no ranking nacional.

A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C,T&I), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar também a importância da C,T&I para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Durante a Semana acontecem atividades diversas como dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino; tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras; ida de cientistas às escolas; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes e livros; exibição de filmes e vídeos científicos; excursões científicas; programas em rádios e TVs; eventos que integram ciência, cultura e arte, entre outros.   

Para a Semana no Maranhão, que tem uma expectativa de público de 20 mil pessoas, está sendo pensada uma programação que inclui mini-cursos, palestras, visitas a laboratórios e ao Parque Botânico da Vale. Outra atração que deve chamar a atenção dos participantes da Semana é o planetário que ano passado foi um sucesso, principalmente entre os estudantes. A grande novidade deste ano deve ser um cubo mágico e uma mesa multi touch, onde poderá ser feita uma viagem interativa por São Luís.

 

 

  Categorias: