Governo do Maranhão realiza abertura do Fórum Confap

Governo do Maranhão realiza abertura do Fórum Confap
agosto 18 18:30 2016

confap1O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), com apoio do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), deu início na manhã desta quinta-feira, dia 18, no Teatro Arthur Azevedo, ao Fórum Confap Maranhão.

O Confap é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Criado em 2006, o Conselho agrega fundações de 25 estados, mais o Distrito Federal.

Segundo o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, ao longo dos dois dias do evento serão debatidas políticas de ciência e tecnologia para o Brasil, parcerias internacionais e a relação das fundações de amparo com outros setores, como empresas e também outros ministérios, além do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação.

“Nesta manhã discutimos a política nacional de ciência e tecnologia como política de estado. Como o Brasil se posiciona em relação a essa temática, como isso será colocado para todas as fundações de amparo de forma que possamos ter mais clareza e que rumos devem tomar essas políticas”, explicou Alex Oliveira.

De acordo com o governador Flávio Dino, receber os agentes que lideram o processo e a implementação dessa política pública no Brasil significa um fortalecimento dessas ações no Maranhão. “Acreditamos que um evento como esse é importante para projetar e fortalecer a política de ciência e tecnologia. Cremos que o desenvolvimento econômico imprescinde da soberania e autonomia científica e tecnológica e é por isso que temos feito esse esforço grande para que nosso estado consiga melhorar vários indicadores socioeconômicos, inclusive esses indicadores atinentes à pós-graduação e à pesquisa”, destacou o governador.

Para o ministro da Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, o mundo da inovação e da pesquisa é o principal instrumento de recuperação de qualquer país, em especial quando vive uma crise econômica. “Hoje o Brasil vive uma situação difícil em relação à sua conjuntura econômica e essa é a razão dos esforços que estão sendo feitos para que possamos superar da melhor maneira possível a adversidade no campo de recursos financeiros, até porque nesse setor os recursos públicos são muitos importantes”, ressaltou.

Além do governador Flávio Dino, do ministro Gilberto Kassab e do diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, o palco de honra da solenidade contou com a presença do vice-governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, do presidente do Confap, Sérgio Gargioni, do deputado Estadual Bira do Pindaré, do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, do secretário Municipal de Governo, Lula Fylho, do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich, do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Baeta Neves, da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, e do diretor do Instituto Tecnológico Vale e gerente Executivo de Inovação e Tecnologia da Vale, Luiz Eugênio Mello.

Termo de cooperação e novos editais

Durante o evento foi realizada a assinatura do protocolo de intenções para cooperação científica entre a Vale e a Fapema, com vistas ao estabelecimento de parceria, tendo como um de seus objetivos contribuir para que o estado do Maranhão se torne um estado de pesquisas de referência.

Também foram anunciados cinco novos editais, que representam um investimento de mais de R$ 1,9 milhão feito pelo Governo do Maranhão. São eles: Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa em Tecnologia da Informação, Automação e Comunicação (TIAC); Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa em Aquicultura e Pesca; Edital de Apoio a Publicação de Obras Literárias; Edital Crédito de Pesquisa para Comitês Científicos; e Edital Prêmio Fapema Maria Aragão.

  Categorias: