Governo do Maranhão realiza cerimônia de entrega do Prêmio Fapema 2015

Governo do Maranhão realiza cerimônia de entrega do Prêmio Fapema 2015
novembro 24 21:29 2015

0fapema-premio1O Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), realizam a cerimônia de entrega do Prêmio Fapema 2015, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Promoção da Cidadania e do Desenvolvimento do Maranhão”, ocasião em que são agraciados pesquisadores que contribuíram com suas pesquisas para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado.  O governador Flávio Dino expressa seu reconhecimento a esta homenagem ao trabalho dos pesquisadores do Maranhão.

A 11ª edição do Prêmio Fapema é atribuída às categorias Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Prêmio Especial. Esta última é uma nova categoria, voltada à pesquisa relacionada ao tema atual. A cerimônia de premiação para convidados acontecerá em uma única etapa, na noite do dia 02 de dezembro, às 20h, no Espaço Gaia, Ponta d’Areia.

Concorreram ao Prêmio Fapema 2015, alunos do ensino médio ou técnico, de iniciação científica, mestres, doutores, profissionais graduados em comunicação social, pesquisadores, inventores e empresas. Foram julgadas 184 propostas por um comitê técnico-científico, das quais 41 foram aprovadas. Os vencedores serão premiados em dinheiro nos valores que variam de R$ 2.000,00 a R$ 10.000,00.

A Fapema confere a Honra ao Mérito Saber Popular pela contribuição na construção do saber popular maranhense ao índio Francisquinho Tephot Canela, à ativista e assistente social Maria Luiza Mendes, ao quilombola Inácio de Jesus Ribeiro, ao pescador Alberto Cantanhede Lopes e à quebradeira de coco Maria de Jesus Ferreira Bringelo.

A definição da palavra pesquisa inspirou a criação do troféu Prêmio Fapema 2015, que foi concebido e montado artesanalmente pelo designer Claudio Lima, que também é ilustrador e músico. O desenho da peça, a partir de lâminas de acrílico, provoca a curiosidade e sugere a descoberta do conhecimento e a construção constante da ciência.

A programação cultural conta com a participação dos cantores Luciana Simões e Alê Muniz, do grupo instrumental Trítono com os músicos Rui Mário, Israel Dantas e Roberto Reis, do recital de LínguaLambeLambe de poesia e música do poeta Celso Borges em parceria com o baterista Isaías Alves e da performance Visões do Poema Sujo com Áurea Maranhão e Cláudio Marconcine. 

  Categorias: