Governo realiza cerimônia de pré-embarque dos alunos da segunda edição do ‘Cidadão do Mundo’

Governo realiza cerimônia de pré-embarque dos alunos da segunda edição do ‘Cidadão do Mundo’
abril 05 20:37 2017

cidadaomundo2edicao1O Governo do Estado do Maranhão realizou na manhã desta quarta-feira, dia 05, no Auditório do Palácio dos Leões, a cerimônia de pré-embarque dos alunos da segunda edição do Programa ‘Cidadão do Mundo’. O governador Flávio Dino recebeu os 70 estudantes que embarcam no dia 08 de abril para três meses de intercâmbio na Argentina e no Canadá, com o objetivo de aprender as línguas inglesa, francesa e espanhola.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o programa tem como público-alvo jovens de 18 a 24 anos, visando dar oportunidade aos estudantes egressos da rede pública de ensino, para se aperfeiçoar em um segundo idioma em outro país com todas as despesas pagas pelo Governo.

Dos 70 estudantes que embarcam nesta segunda edição do ‘Cidadão do Mundo’, 30 jovens irão para a província de Córdoba, na Argentina, onde aprenderão o espanhol; 30 vão para a cidade de Halifax, na província canadense de Nova Escócia, para aperfeiçoar o inglês; e dez vão estudar francês em Montreal, também no Canadá.

De acordo com Flávio Dino, o Governo do Maranhão tem programas na direção da valorização da educação. O ‘Cidadão do Mundo’ é um desses programas muito bem sucedidos, onde jovens maranhenses têm oportunidade de fazer intercâmbio em outros países, aprimorar o conhecimento de idiomas e continuar uma carreira acadêmica ou se habilitar ao mundo do trabalho.

cidadaomundo2edicao2“Esse programa se situa entre tantos outros de valorização, como a manutenção e ampliação do Programa de Estágio Internacional, que vai garantir que esses jovens que retornarão do ‘Cidadão do Mundo’ possam ter acesso a bolsas da Fapema em nível de pós-graduação. Desde o ensino fundamental até a pós-graduação, o Governo do Maranhão trabalha com programas fortes ajudando a juventude do nosso Estado a realizar seus sonhos”, afirmou o governador.

Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatha Almada, o Governo do Estado tem apresentado para o Brasil um conjunto de políticas inovadoras e está sinalizando que não pode descuidar da juventude maranhense, realizando o investimento nos estudantes de escolas públicas com a utilização racional dos recursos disponíveis.

“Quando esses estudantes retornarem do exterior levarão o conhecimento adquirido para outros jovens e isso servirá de estímulo para que os outros busquem esse tipo de conquistas. Isso abre portas para novas oportunidades no mercado de trabalho e é um grande ganho para o Maranhão. Com o encerramento do Programa ‘Ciência Sem Fronteiras’, o nosso Estado dá exemplo em continuar investindo na formação dos nossos jovens os enviando para aprendizado no exterior”, destacou o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira.

Também estiveram presentes na cerimônia a secretária de Estado Extraordinária da Juventude, Tatiana Pereira, a coordenadora do Programa ‘Cidadão do Mundo’, Fabiana Moura, o diretor da Via Mundo Intercâmbio e Turismo, Antonio Bacelar Jr., e o deputado Estadual Bira do Pindaré.

  Categorias: