Governo do Maranhão realiza entrega dos contratos do TECNOVA MA

Governo do Maranhão realiza entrega dos contratos do TECNOVA MA
agosto 21 17:10 2014

Foto 4 Entrega de Contrato FAPEMA foto Geraldo FurtadoEm cerimônia realizada no salão de Atos do Palácio dos Leões, o presidente do Instituto Geia, Jorge Murad, e a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Rosane Guerra, entregaram os Contratos de Concessão de Subvenção Econômica a empresários contemplados no edital Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – TECNOVA MA.

O programa une recursos federais e estaduais para o incentivo de idéias inovadoras no mercado maranhense.

Para o desenvolvimento de onze empresas maranhenses estão sendo investidos recursos no valor de R$ 4 milhões. Elas atuam nas áreas de agronegócios, tecnologia da informação, publicidade, meio ambiente e alimentação.Foto 12 Entrega de Contrato FAPEMA foto Geraldo Furtado

“Hoje estamos entregando os termos de outorga para os empresários contemplados pelo edital. Projetos como esse nos ajudam a manter o número crescente de patentes registradas em nosso estado.”, explica Rosane Guerra.

Jorge Murad, que na ocasião representou a governadora Roseana Sarney, demonstrou a satisfação do estado em apoiar e fomentar projetos como esse: “A produtividade move a economia e a tecnologia é a força motriz para que isso aconteça”.

O presidente do Instituto Geia ressaltou que a Ciência deve prestar serviços à sociedade e para isso as universidades devem se unir às empresas: “É maravilhoso ver Ciência pura transformando-se em ciência aplicada”, completou.

A presidente da Fapema destacou os números exponenciais que a atual gestão conseguiu frente a projetos de inovação tecnológica.

“Conseguimos manter o número de patentes estável. Nos últimos cinco anos, conseguimos registrar anualmente uma média de 20 patentes. O que supera os números dos 10 anos anteriores” disse. Com isso espera-se o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte.

Foto 19 Entrega de Contrato FAPEMA foto Geraldo FurtadoA Chefe da Casa Civil, Anna Graziella Costa, avaliou o Programa TECNOVA como uma importante aproximação entre o governo e os pesquisadores do estado. Para ela, este é mais um resultado favorável que demonstra a concretização da política do governo.

“Trabalhamos para que a mão-de-obra maranhense melhore a cada dia. Alinhando a pesquisa acadêmica e o mercado de trabalho teremos resultados cada vez maiores”, disse.

Empresas contempladas

Uma das empresas que receberam o termo de outorga foi a Agência de Publicidade “Casa de Ideias Comunicação”. Com um projeto de aplicativo para mobile – “Projeto Recicle” a interface do app estimula o consumo consciente e sustentável do meio ambiente entre crianças e adolescentes.

“Para nós o apoio da FAPEMA é fundamental. É a certeza de que somos competitivos com qualquer estado do Brasil. A sustentabilidade é um conceito que precisa ser absorvido pelos cidadãos, o Projeto Recicle é um estímulo a essas práticas educativas por meio de um jogo interativo”, explicou Marcelo Hage, diretor da Agência.

Outra empresa contemplada foi a franquia alimentícia “SM Sanduíches”, gerida pelo empresário Thiago Colares. A inovação do projeto é uma linha de refeições saudáveis congeladas sem nenhum aditivo conservante, a conservação será feita apenas pelo manuseio e controle da temperatura.Foto 21 Entrega de Contrato FAPEMA foto Geraldo Furtado

“Estamos presentes no Ceará, Pará e Piauí levando uma marca maranhense para ser competitiva e expressiva em outros estados. Nossa inovação é levar qualidade de vida e praticidade por meio de uma alimentação saudável. Em 2016 com auxílio do Tecnova estaremos em todo território nacional”.

O objetivo do TECNOVA

Uma iniciativa do Governo Federal, através da Agência Brasileira da Inovação (Finep), que tem a Fapema como agente gestor dos recursos no Maranhão – é criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação por meio de recursos de subvenção econômica, não reembolsáveis.

As empresas que participam do programa vão contar com apoio e acompanhamento dos seus projetos de inovação, incluindo diagnósticos e qualificação.

  Categorias: