Governo do Maranhão sela parceria com Centro Internacional Celso Furtado

Governador Flávio Dino, Secretário SECTI, Davi Telles, Presidenta da Fapema, Alex Oliveira, Assessor de Relações Internacionais da Fapema, João Artur Reis e Presidente do Centro Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, Saturnino Braga.
Nesta sexta-feira (1º), o governador Flávio Dino recebeu, no Palácio dos Leões, o diretor-presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, Saturnino Braga. O encontro teve como objetivo debater novas parcerias que promovam a aceleração do desenvolvimento no Maranhão.
Criado há 12 anos, o Centro Celso Furtado foi concebido para ser um polo irradiador de projetos e políticas inovadoras no combate à fome, à pobreza e aos gargalos do desenvolvimento. Para alcançar este objetivo, se dedica a aprofundar, sistematizar e formular projetos de investigação e pesquisa em torno dos temas cruciais do desenvolvimento do século 21 em diferentes vertentes, dos aspectos econômico ao social, cultural e político.
Com longa trajetória política, nos cargos de vereador, deputado federal, prefeito e senador, todos pelo Rio de Janeiro, Saturnino Braga afirmou que a escolha do Maranhão para parceria se deu em razão dos avanços verificados nos últimos anos.
“O Maranhão vem apresentando índices de desenvolvimento muito importantes dentro do Brasil. Nossa expectativa é propor e estudar uma associação com a Fundação Ignácio Rangel e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a ser desenvolvida em várias etapas e aspectos do desenvolvimento, em setores como o da energia, indústria e formação de quadros, identificando potencialidades do estado”, afirmou Saturnino.
Para o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, a parceria demonstra a maturidade dos estudiosos e será responsável por promover uma maior aceleração do crescimento do Estado. “Esta proposta já está ancorada pelo que tem sido desenvolvido no Maranhão. Exemplos são a recente abertura da fábrica de celulose e como, a partir disso, poderemos investir na exportação dos papéis produzidos, o Instituto de Ciência e Tecnologia, um dos únicos do Nordeste a estudar energias oceânicas e fluviais e a Bioenergy, que gera energia renovável nos nossos parques eólicos”, disse.
Dando início ao projeto e à parceria, que deve ser implementada efetivamente no princípio de 2018, a Fapema e o Centro Internacional Celso Furtado para Políticas de Desenvolvimento realizaram, entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro, o minicurso “Desenvolvimento regional e atualidade do pensamento de Celso Furtado e Ignácio Rangel”.
Para o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, a parceria entre o Centro Celso Furtado e o Governo do Maranhão pode ser considerada histórica.
“Este encontro deverá levar a ações concretas, a partir das análises produzidas pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), sobretudo nas cadeias e atividades econômicas mais produtivas do estado, como a produção sucroalcooleira, de cerâmicas, produção de papel e de celulose na Região Tocantina e a análise do meio ambiente e do nosso ecossistema de inovação”, contou.
Fonte: Secap
Foto: Karlos Geromy