Governo do Maranhão, UEMA e ITA assinam convênio para implantação de Mestrado em Engenharia Aeroespacial

Governo do Maranhão, UEMA e ITA assinam convênio para implantação de Mestrado em Engenharia Aeroespacial
agosto 04 21:23 2016

convenio-ita-uema 1

O Governo do Estado do Maranhão, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) assinaram na tarde desta quinta-feira, dia 04, na sala de reunião do Palácio dos Leões, um termo de cooperação técnica e intercâmbio de informações para apoiar a implantação de uma turma especial do Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas, com linha de pesquisa em Sistemas Computacionais Aplicados à Engenharia Aeroespacial.

De acordo com o reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia, esse trabalho conjunto entre o ITA e a UEMA vai aumentar a cadeia produtiva, desenvolver a região e trazer uma série de serviços, tecnologias e benefícios para o Estado do Maranhão.

“Esse é um momento histórico graças a uma grande convocação feita pelo governador Flávio Dino no sentido de identificarmos e consolidarmos o vetor estratégico da engenharia aeroespacial em nosso estado. Muito em razão do centro de lançamento de Alcântara e seu posicionamento estratégico, sua importância e sua potencialidade. A partir daquele momento começamos os nossos diálogos com vista em estabelecermos o entendimento que hoje nos trouxe ao termo de cooperação”, ressaltou o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

O governado Flávio Dino afirmou acreditar na importância do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) como vetor de desenvolvimento. “Consideramos que o ITA tem muito a contribuir para esse novo momento que o Maranhão vive. E desejamos que essa parceria frutifique e se estenda ao nosso objetivo que é um dia, muito breve, termos uma instalação definitiva de uma unidade do ITA no Maranhão”, disse o governador.

convenio-ita-uema2“Nós estamos investindo 800 mil na consolidação de uma turma do Mestrado em Engenharia Aeroespacial que será ministrado na UEMA, com professores do ITA. Essa parceria dá aos nossos jovens a possibilidade de cursarem uma pós-graduação que possa ser articulada ao Centro de Lançamento de Alcântara e para que passemos a contribuir de uma forma mais significativa com o que acontece no CLA”, destacou o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira.

Participaram ainda da reunião o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Francisco Roberto Brandão Ferreira, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, o deputado estadual Bira do Pindaré, o comandante do Centro de Lançamento de Alcântara, Cel. Claudio Olany, o vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’ana, o pró-reitor de Pesquisa do ITA, Luís Carlos Goes, e outras autoridades e professores das instituições envolvidas.

 

  Categorias: