Governo entrega termos de outorga das bolsas de estágio internacional do Programa Cidadão do Mundo

Governo entrega termos de outorga das bolsas de estágio internacional do Programa Cidadão do Mundo
outubro 26 21:21 2016

estagio-internacional1O Governo do Estado do Maranhão, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) entregaram na tarde desta quarta-feira, dia 26, no salão de atos do Palácio dos Leões, os termos de outorga de bolsas da Fapema para estágio internacional do Programa Cidadão do Mundo. 

Foram aprovados 17 projetos, com um investimento de R$ 390 mil em bolsas oriundos do Governo do Maranhão. Serão beneficiados 23 estudantes, que realizarão estágios nas áreas da Saúde, Exatas, Ciências Sociais e Humanas em nove países diferentes: Estados Unidos (4), Espanha (4), Argentina (2), Itália (1), Inglaterra (1), Canadá (1), França (2), Portugal (7) e Índia (1). 

Para o governador Flávio Dino, o Programa Cidadão do Mundo é uma oportunidade para dezenas de jovens já contemplados em suas várias modalidades. “Hoje são estudantes de graduação, mestrado e doutorado que irão para vários países do mundo no estágio internacional com financiamento da Fapema. Eles participam de pesquisas nas suas instituições públicas e privadas e estão tendo a chance de trocar conhecimento, ter acesso a novas realidades culturais e entender que a ciência historicamente acumulada é produzida em rede e coletivamente, por isso é muito importante que haja oportunidades como essas”, disse o governador.

altSegundo o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, o processo de seleção se deu por meio de um edital da Fapema para todas as Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, do Estado do Maranhão. “Era necessário que eles apresentassem um professor orientador do Maranhão, uma anuência do laboratório que eles iriam desenvolver o estágio e um professor orientador no exterior. A Fapema vai disponibilizar passagens internacionais considerando trecho de ida e volta à cidade de realização do estágio, bolsas de estágio no exterior, bolsa instalação destinada a auxiliar gastos com deslocamento e instalação e um seguro saúde”, explicou Alex Oliveira.

A mestranda em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Sarah Moraes Gomes, que irá para o Centro de Estudios e Investigaciones Laborales na Argentina, comentou que a vontade de fazer estágio internacional sempre existiu, mas por questões financeiras era muito difícil. “Com a oportunidade do edital vi que esse sonho poderia ser alcançado de forma mais objetiva. Sinto-me muito feliz, levando em consideração que para as Ciências Humanas esses editais são bem mais escassos. Ver as Ciências Humanas e a História representada em projetos como esses deixa você muito contente com essa forma que o Governo do Estado está conduzindo os projetos de pesquisa para o ensino superior”, ressaltou a estudante.

Bolsa de Estágio Internacional

O Edital de Apoio à Realização de Estágio Internacional visa estimular a realização de estágios e intercâmbios multilaterais de curta duração em parceria com Instituições de Ensino e/ou Pesquisa ou empresas localizadas fora do Brasil, visando o aperfeiçoamento profissional e a experiência internacional de estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

Programa Cidadão do Mundo

O Programa Cidadão do Mundo dedica-se à mobilidade acadêmica internacional com foco nas parcerias multilaterais, intercâmbios de projetos e em estágios de imersão e iniciação científica.

  Categorias: