Governo está com editais abertos para concurso de Redação e Prêmio Mais IDH

Governo está com editais abertos para concurso de Redação e Prêmio Mais IDH
setembro 02 20:33 2015

redacao-enem-2011-notasAlunos do ensino médio e superior, pesquisadores e inventores estão convidados a se inscrever nos editais Concurso de Redação e Desenho “Escrever e Inovar com Luz, Ciência e Vida” e no Prêmio Mais IDH para Ciência, Tecnologia e Inovação. Os concursos foram lançados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), como parte das atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT/MA).

 

“A Semana de Ciência e Tecnologia é um importante evento de divulgação científica que vai movimentar o Maranhão, sobretudo a Capital, durante o período de 19 a 25 de outubro. As premiações visam fomentar a participação de um maior número de pessoas nas atividades e estimular a criatividade dos alunos”, destacou o secretário da Secti, Bira do Pindaré. Na Capital a SNCT acontecerá na Praça Maria Aragão onde será montada a “Cidade da Ciência”.

 

Os editais do concurso e prêmio Mais IDH estão disponíveis no site da secretaria no endereço www.secti.ma.gov.br. As inscrições para o curso de redação podem ser feitas até o dia 24 de setembro. Os concorrentes da modalidade redação devem escrever um texto dissertativo-argumentativo, que tenha entre 20 e 30 linhas. O primeiro lugar ganha um tablet.

 

Os proponentes de Desenhos podem encaminhar um cartoon, uma charge ou uma pintura. O autor da arte selecionada leva para casa uma câmera fotográfica profissional. Os segundos e terceiros lugares também serão agraciados com certificados, medalhas e kits escolares. Os estudantes devem encaminhar as produções para a Secti, localizada na Avenida dos Holandeses, Quadra 24, Lote 14 – Ponta d’Areia – CEP 65077-357 – São Luís.

 

Também serão premiados os melhores pôsteres que devem ser inscritos com atividades da SNCT. A seleção acontecerá durante a apresentação na Semana. Para esta premiação as inscrições vão até o dia 14 de setembro quanto encerram as inscrições para realização de oficinas, minicursos, exposições de fotografias, palestras, feira de ciência, lançamento de livros, workshop, visitas, mesas-redondas, sarau, mostra científica e programação cultural.

 

Instituições públicas ou privadas podem solicitar stands para apresentação de produtos e serviços durante o evento. Todas as formas de participação são gratuitas. Milhares de pessoas de todas as idades e escolaridade devem visitar a “Cidade da Ciência”.

 

Prêmio Mais IDH

Uma das maiores premiações da SNCT/MA será concedida ao vencedor do Prêmio Mais IDH para a Ciência, Tecnologia e Inovação voltado para pesquisador, inventor, estudante de Ensino Médio, Superior e Instituição. O prêmio varia de R$ 2 mil a R$ 10 mil de acordo com a categoria.

 

A iniciativa visa estimular ideias e ações que buscam a melhoria de vida dos maranhenses. Com a premiação o Governo do Estado quer ampliar o apoio de pesquisadores para alcançar as metas definidas para elevar a qualidade de vida no Maranhão. Os autores dos trabalhos científicos e tecnológicos selecionados receberão diploma, a medalha Eduardo Campos e um prêmio em dinheiro.

 

Os interessados em se candidatar ao prêmio devem encaminhar as propostas para a Secti, que fica localizada na Avenida dos Holandeses, Quadra 24, Lote 14, Ponta d’Areia, São Luís, Maranhão (CEP 65077-357). O edital com as informações completas, incluindo documentação a ser anexada, pode ser acessado no www.secti.ma.gov.br.

 

  Categorias: