Governo realiza em Axixá audiência pública para definição de cursos técnicos que serão ofertados na nova unidade do IEMA

Governo realiza em Axixá audiência pública para definição de cursos técnicos que serão ofertados na nova unidade do IEMA
outubro 11 00:45 2016

iema-axixaO Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (10) as audiências públicas para definição dos cursos técnicos que serão ofertados nas unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) dos municípios de Axixá, São José de Ribamar, Coroatá e Timon, próximas a serem inauguradas pelo governo.

As audiências, que marcam uma nova etapa de implantação dos institutos no interior do Maranhão, são abertas à participação de toda a sociedade. A primeira audiência pública ocorreu na tarde desta segunda-feira em Axixá e foi presidida pelo secretário de Estado, da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada.

Segundo o secretário Jhonatan Almada, o processo de participação democrática é de fundamental importância para a implantação das unidades plenas do IEMA, visto que é uma marca do Governo do Estado valorizar a opinião da sociedade, o exercício da cidadania e respeitar a opinião da população em relação às políticas públicas.

iema-axixa 1“Para definição dos cursos técnicos que serão oferecidos em Axixá, a primeira etapa foi um estudo técnico do arranjo produtivo local. A segunda etapa foram as reuniões por segmento para fazer a validação. E a terceira e última etapa é esta audiência pública. Na sequência nós analisamos os formulários aplicados aqui, as manifestações individuais que aconteceram oralmente, os custos de cada curso e no dia 21 de outubro publicaremos os quatro cursos que serão oferecidos aqui no IEMA unidade plena de Axixá”, explicou o secretário.

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, Alex Oliveira, também esteve presente na audiência pública em Axixá e destacou o apoio da fundação ao IEMA.

“Em 2017 a Fapema vai apoiar intensamente o IEMA e praticamente todos os editais terão dados exclusivos para a instituição. Vamos reforçar o Geração Ciência Técnico, teremos faixas exclusivas para o IEMA nos editais de apoio à realização e participação em eventos científicos e também Prolab para manutenção dos laboratórios da instituição”, destacou Alex Oliveira.

Audiências públicas

A agenda de audiências públicas continua nesta terça-feira (11) em São José de Ribamar, às 9h, no auditório do IEMA, na Estrada de Panaquatira, Lote 01, Balneário Panaquatira. Os trabalhos seguem nos dias 13 e 14, respectivamente, nos municípios de Coroatá e Timon. Em Coroatá, a audiência será às 14h no auditório do Centro de Estudos Superiores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na Avenida da Bandeira, S/N, bairro Americano – Centro. Em Timon, às 9h, no auditório do Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, Rua Maria Carlos da Silva, S/N, Parque Piauí I.

Próximas etapas

Após as audiências, serão lançados os editais para pessoal docente, gestores e pessoal técnico administrativo que vão atuar nas novas unidades do instituto. E no mês de novembro serão lançados os editais para os alunos, considerando a definição dos cursos realizados durante as audiências públicas.

As novas unidades estão sendo construídas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) para serem inauguradas no início do próximo ano. Cada unidade irá oferecer quatro turmas de 1ª Ano com 40 alunos, o que contabiliza 640 alunos nas quatro unidades. Os alunos terão acesso a um novo modelo de educação que oferta cursos técnicos integrados ao ensino medico em uma escola de tempo integral.

 

  Categorias: