Governo lança Luminar: Caravana da Ciência

Governo lança Luminar: Caravana da Ciência
junho 07 01:49 2016

caravanaDocumento foi assinado em Belágua, município localizado a 280 quilômetros de São Luís

O maior programa de popularização da ciência e tecnologia de toda a história do estado. Assim é descrito o Luminar: caravana da ciência, que foi lançado no último sábado (04/06), pelo Governo do Maranhão. O projeto consiste na realização de oficinas de robótica, games, astronomia e eletricidade básica nas escolas públicas e faz parte das ações do Governo do Maranhão para difundir e popularizar ciência e tecnologia.

O Luminar é uma iniciativa inédita no Maranhão e segue a linha de política pública do Governo do Estado que visa a descentralização, regionalização e interiorização de ações. Além de popularizar a ciência, o projeto quer despertar vocações científicas e possibilitar à sociedade mais conhecimento nessa área. “De modo geral, as escolas tem de se inscrever para participar, mas hoje, para Belágua, resolvemos lançar o Luminar e apresentar uma atividade, no caso o Planetário”, explicou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada.

Durante a assinatura do edital de lançamento da Caravana da Ciência, Jhonatan Almada falou sobre os motivos que levaram o governo a escolher Belágua. “Esta cidade tem um histórico de exclusão, pobreza, desemprego e evasão escolar e o Governo quer mostrar que o município tem potencial para reverter todas essas adversidades”.

O projeto foi bem acolhido pela população. “É louvável saber que ciência e tecnologia é um assunto, hoje em dia, para pequenas cidades como Belágua. Agradecemos ao governador por nos possibilitar tanta alegria”, afirmou a advogada Thais Rodrigues, que participou do lançamento. “Com esta ação, o Governo do Maranhão reafirma seu compromisso de garantir educação para todos”, acrescentou. Já o estudante Marcos André fez questão de ressaltar que ações como o Caravana são de fundamental importância para os jovens, visto se configurarem como uma oportunidade de abertura das portas da ciência. “Só temos a agradecer ao governador Flávio Dino por fazer isto por nossa cidade, porque aqui tem pessoas capazes, o que precisamos é de recursos”, afirmou.

Ao assinar o edital de lançamento do Luminar: Caravana da Ciência, Jhonatan Almada reiterou a importância das oficinas para os estudantes da rede estadual e garantiu que as inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Secti (www.secti.ma.gov.br). Podem participar escolas públicas municipais e estaduais, que devem atender a alguns requisitos mínimos em termo de estrutura para que as atividades desenvolvidas por meio do programa possam acontecer.

Recursos – Para implementação do Luminar: Caravana da Ciência, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 500 mil. O programa vai ofertar oficinas a estudantes da capital e do interior do Maranhão em quatro subáreas de conhecimento da ciência (Astronomia, Eletricidade Básica, Games e Robótica) e exibição do Planetário. As oficinas deverão ocorrer, de preferência, aos finais de semana. As escolas poderão se inscrever em mais de uma oficina ofertada ou exposição do Planetário.

  Categorias: