Governo lança plano de trabalho da Fapema em quatro municípios maranhenses

Governo lança plano de trabalho da Fapema em quatro municípios maranhenses
abril 27 14:05 2015

0plano-lancamento2A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico Tecnológico do Maranhão (Fapema), com o objetivo de popularizar a ciência no Estado e de ampliar os espaços para o diálogo com a comunidade acadêmica e com toda a sociedade maranhense, realizou desde quarta-feira (22) o lançamento do seu plano de trabalho para o ano de 2015, percorrendo quatro municípios do Maranhão.

Seguindo as diretrizes do governador Flávio Dino, reafirmadas pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, o plano foi lançado até esta sexta-feira (24) nas cidades de Bacabal, Codó, Caxias e Chapadinha, pelo diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira. Essa ação contou com a parceira dos centros locais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). 

“Ao levar o lançamento do plano de trabalho para todo o Maranhão, a Fapema adota uma perspectiva de fortalecimento da ação do governo do estado de fomento à ciência e tecnologia em todos os polos de ensino superior e de pesquisa sediadas no estado”, ressaltou o diretor-presidente da Fapema. 

Com investimento de R$ 50,3 milhões para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, o plano de trabalho da Fapema estabelece quatro linhas de ação prioritárias, definidas em Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência, totalizando 15 programas e 43 editais a serem lançados no decorrer de 2015. 0planodetrabalho 1

Presente no lançamento em Bacabal, ocorrido na última quarta-feira (22), o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, Porfírio Candanedo Guerra, destacou a importância da iniciativa. “Este é um momento histórico e muito elogiável da Fapema que está divulgando seu plano de trabalho. Tivemos aqui uma presença muito boa de instituições públicas, assim como de alunos ouvindo de forma clara o que a Fapema pretende e como vai executar seu plano. Isso nunca foi visto anteriormente”, enfatizou. 

Durante os lançamentos, marcados pela presença de professores, pesquisadores, alunos e comunidade, foi apresentada toda a oferta de editais disponíveis pela fundação, o que proporcionou, ainda, a abertura do diálogo, a troca de informações e a elucidação de dúvidas sobre como participar e inscrever projetos de pesquisa a serem apoiados pelo governo do estado.

O professor José Cardoso de Souza, diretor do Campus do IFMA em Codó, município visitado na manhã da quinta-feira (23), apontou sobre a importância da pesquisa para contribuir, juntamente com o ensino, para a redução das desigualdades sociais. “Nós acreditamos que a Fapema, como a maior agência fomentadora das pesquisas do Maranhão, pode contribuir no sentido de promover a pesquisa acadêmica e científica trazendo retornos reais para a população e para os problemas identificados nas comunidades e sociedades. Para nós esse evento é um registro marcante da presença in loco da Fapema, mostrando uma nova postura junto as instituições de ensino de maneira articulada”, concluiu. 

Em Caxias, além do lançamento do plano, a equipe da Fapema, composta ainda pela diretora Científica, Silvane Magali Nascimento e pelo assessor de Planejamento, Paulo Vasconcelos, também conheceu algumas atividades de pesquisa desenvolvidas pelo Centro de Estudos Superiores da Uema, como a Coleção Zoológica do Maranhão (CZMA), a maior da região nordeste. “O objetivo é aproximar nossa política de ciência e tecnologia dos pesquisadores, daquelas que fazem a produção do conhecimento e que anseiam em ter um maior contato com a Fapema”, afirmou Alex Oliveira. 

A primeira rodada de lançamento do plano de trabalho da Fapema foi concluída nesta sexta na cidade de Chapadinha. Até junho ainda serão visitados os municípios de Barra do Corda, Imperatriz, Balsas, Colinas, Santa Inês, Pinheiro e Alcântara.

  Categorias: