Governo lança plano de trabalho da Fapema para o ano de 2016

Governo lança plano de trabalho da Fapema para o ano de 2016
março 30 00:46 2016

0plano20161O Governo do Estado do Maranhão, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realizaram nesta terça-feira, dia 29 de março, no Auditório do Palácio Henrique de La Roque, o lançamento do Plano de Trabalho Fapema 2016, com o tema Mais Inclusão com Ciência e Tecnologia.

A cerimônia foi presidida pelo diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, e pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

Com o objetivo de popularizar a ciência no Estado e de ampliar os espaços para o diálogo com a comunidade acadêmica e com toda a sociedade maranhense, o plano de trabalho da Fapema tem a finalidade de garantir às instituições de ensino e pesquisa mais condições para a produção do conhecimento.

“O Plano de Trabalho da Fapema para o ano de 2016 tem uma finalidade importante na vinculação dos editais a programas e linhas de ação, visto que os editais começam a fazer sentido e interagir uns com os outros, compondo um objetivo que visa metas. Para o pesquisador, é uma oportunidade de pensar que tipo de investimentos são necessários e como organizar melhor sua ação de pesquisa em função daquilo que vai ser disponibilizado. É uma garantia de se portar diante do Estado dizendo quais são as necessidade da comunidade acadêmica e do que é necessário para esse investimento se fazer valer”, explica Alex Oliveira.0plano20162

A intenção da solenidade foi divulgar as linhas de ação prioritárias para o desenvolvimento da ciência e da inovação tecnológica a partir de todos os seguimentos da sociedade. Além dos programas e editais que serão lançados pela Fapema ao longo deste ano e a estimativa de investimento do Governo do Estado em projetos que contribuam para o desenvolvimento do Maranhão.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, o plano de trabalho da Fapema é uma grande inovação porque organiza e regularidade a política de editais da fundação. “Ele permite uma previsibilidade em relação ao que esperar, o que será financiado, quais são as linhas prioritárias, quanto estará disponível, e isso é importante para os pesquisadores que precisam ter estabilidade para as seus estudos”, afirma o secretário.

0plano20163O plano está dividido quatro linhas de ação consideradas prioritárias e definidas em Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência. São 36 editais divididos em 13 programas.

Participaram da cerimônia, a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, a secretária de Estado de Minas e Energia, Crisólida Rodrigues, o deputado Bira do Pindaré, representando a Assembleia Legislativa do Maranhão, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão, Marcelo Cherche, o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Fernando Carvalho, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Maranhão, Natilene Mesquita, e o pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Ceuma, Valério Monteiro.

 

  Categorias: