Governo lança Programa Estágio “Viva Primeiro Emprego”

Governo lança Programa Estágio “Viva Primeiro Emprego”
agosto 15 19:04 2012

viva_primeirooCom a perspectiva de que cerca de 12 mil jovens e adultos de todo o Maranhão sejam qualificados para atender as novas demandas do mercado de trabalho, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (15), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, o Programa de Estágio “Viva Primeiro Emprego”, uma nova versão do bem sucedido programa lançado na primeira gestão da governadora Roseana Sarney, em 1996. O programa faz parte do Maranhão Profissional, e inclui cursos profissionalizantes de extensão tecnológica decorrentes de parcerias com a iniciativa privada e instituições de ensino públicas e privadas.

 Com muita animação, dezenas de estudantes lotaram o auditório do Centro de Convenções para prestigiar a solenidade de lançamento do Estágio “Viva Primeiro Emprego”. Na ocasião, os jovens escutaram atentos os pronunciamentos da governadora Roseana Sarney e da secretária de Estado de Ciência, Tecnologia, e Ensino Superior, Rosane Guerra, que apresentaram detalhadamente o programa.

 Participaram ainda do ato solene, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL), o deputado estadual Arnaldo Melo; o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Antônio Luiz Amaral Pereira, o presidente da comissão de educação da AL, o deputado Roberto Costa; representantes de empresas como a Vale, a Alumar, o Banco do Brasil, a Petrobrás, a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), entre outras; além de secretários de Estado de quase todas as pastas.

 Durante seu discurso, a governadora ressaltou a importância do programa, uma vez que o Governo do Estado reconhece a importância da capacitação da juventude para a garantia de um futuro mais justo. “Estou muito feliz em estarmos relançando o nosso programa de estágio para o primeiro emprego. Nessa primeira etapa serão contemplados 12 mil jovens em todo o estado, e, após o estágio, as empresas avaliarão os estagiários, e eles eventualmente poderão ser fixados no quadro de empregados das empresas. Esse é um programa vitorioso, que tira os jovens da rua dando oportunidades iguais ao ingresso no mercado de trabalho”, destacou a governadora.rosanee

 De acordo com a secretaria Rosane Guerra, o programa visa promover a aproximação dos alunos que estão matriculados nos cursos profissionalizantes às empresas. “Este estágio da oportunidade aos estudantes de conhecerem o mercado de trabalho, e por outro lado, dá oportunidade das empresas conhecerem uma mão-de-obra bem qualificada. São candidatos em potencial a participarem do estágio os melhores alunos dos cursos do Maranhão Profissional”, explicou Rosane Guerra. A secretaria frisou ainda que cerca de 700 cursos do Maranhão Profissional já foram realizados em parceria com instituições de ensino, o que corresponde a um número expressivo de estudantes formados e aptos a participarem do programa de estágio.

presideO presidente da FAPEMA, Antônio Luiz Pereira, destacou que o programa é uma ação importante do governo quando proporcional a jovens maranhenses capacitação para que eles possa ter mais oportunidade de inserção no mercado de trabalho. “Este é um projeto que leva o jovem a um desafio para que ele possa melhorar cada vez mais de vida”, disse.

A estudante Tainã Farias, 18 anos, concorda com a iniciativa. Já matriculada em um curso técnico ela espera ver a oportunidade transformada em uma chance real de ingressar no mercado. “Ela é ótima, porque se transforma numa chance. Um estágio é muito legal, porque reconhece que podemos aprender mais e ter o reconhecimento atestado”, afirma.O Programa – O Programa de Estágio “Viva Primeiro Emprego” é composto de uma parte prática e uma teórica, e visa dar oportunidade profissional a jovens e adultos com idade entre 18 e 30 anos, a partir da qualificação para o mercado de trabalho, sendo que a estimativa é de que 12 mil pessoas sejam beneficiadas (cinco mil só em São Luís).

Poderão participar do programa alunos matriculados nos cursos de Qualificação Profissional ofertados pelas instituições parceiras, nos municípios de São Luís, Açailândia, Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro e Santa Inês.

Os alunos com melhor desempenho na parte teórica serão encaminhados às empresas parceiras para etapa de estágio. Durante o estágio, os alunos receberão bolsa-estágio no valor de R$ 622,00, por período previamente estipulado e com duração prevista no projeto pedagógico. Ao final do estágio, os alunos receberão um certificado de qualificação profissional, atestando experiência na área de formação.

Inscrição –Todos os alunos dos cursos profissionalizantes do Programa Maranhão Profissional podem se inscreverem no Estágio “Viva Primeiro Emprego”. As inscrições ocorrerão em conformidade com editais específicos publicados no portal do programa (www.primeiroemprego.ma.gov.br) e o Diário Oficial do Estado do Maranhão.

 

 

  Categorias: