Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão 2017 será realizada em Timon

abril 05 03:00 2017

semanaciencia2017Com o tema “A matemática está em tudo”, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lança no dia 4 de maio a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT/2017), o maior evento de divulgação científica do país. Pelo segundo ano consecutivo será realizada fora da capital maranhense. O lançamento será no auditório Raimundo Wall Ferraz, na sede da Secretaria Municipal de Educação do município de Timon.

O evento tem data carimbada nas agendas dos maranhenses e foi condecorado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação como a segunda maior Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e em sexto lugar no ranking de atividades cadastradas. Este ano, a Semana acontece de 25 a 28 de outubro em Timon.

De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, a Semana acontece de forma descentralizada. “Ela tem como objetivo ser uma ferramenta de popularização e difusão da ciência em todo o Maranhão. O governador Flávio Dino entende e pratica a regionalização de suas ações, por isso o evento tem como característica sua itinerância. A primeira realizamos em São Luís, a segunda em Imperatriz, e agora na cidade de Timon”, explicou o secretário, reiterando que o município também foi contemplado por sua localização estratégica no estado, com instituições de ensino superior, públicas e privadas. “Esses critérios os credenciam juntamente com uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão já em funcionamento na cidade a sediar a Semana”, acrescentou Almada.

O lançamento da Semana é o momento em que o Governo do Estado convida a todos para participar do evento inscrevendo atividades como palestras, apresentação de pôsteres, oficinas, minicursos, workshop, mostras de experimentos, exposição de produtos e protótipos, entre outras, bem com a se inscrever nestas atividades, geralmente realizadas na “Cidade da Ciência”, um grande espaço que será montado pelo Governo do Estado em Timon no período da SNCT/MA para mostrar o que está sendo produzido na área da ciência, tecnologia e inovação no Estado.

“Teremos no lançamento uma palestra com um representante do Instituto Impa, que vai nos explicar melhor a temática deste ano, que é voltada para a matemática. Faremos uma comissão de divulgação para que todos os municípios nas proximidades também possam participar”, disse a coordenadora da Semana, Alessandra Moraes Rêgo.

  Categorias: