Governo premia mestres e mestras da cultura popular e tradicional do Maranhão

agosto 18 18:07 2017

mestres-mrestras-premio1O Governo do Estado do Maranhão realizou na noite desta quinta-feira, dia 17, no Convento das Mercês, em São Luís, a cerimônia de premiação do Edital Prêmio Mestres e Mestras da Cultura Popular e Tradicional da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

Nomes de destaques da cultura e da arte maranhenses foram reconhecidos durante a premiação, que teve como objetivo condecorar nomes da história de nossa terra e reconhecer o valor dos homenageados, que são detentores de conhecimentos e expressões culturais populares e tradicionais que ajudam a preservar a história maranhense.

“Estamos concretizando uma reivindicação antiga do movimento cultural do Maranhão, que é garantir que os mestres e mestras da cultura popular tenham esse reconhecimento. Desde o começo do nosso governo definimos o modelo, por intermédio de um edital da Fapema, criando um sistema de premiação e inscrição no Livro dos Saberes, que vai garantir a eternização desses saberes tradicionais do Estado e a reprodução a partir do diálogo permanente entre esses mestres e as novas gerações”, disse o governador Flávio Dino.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, a premiação é um sonho que se tornou realidade, visto que a eternização desses mestres mostra a valorização da cultura maranhense. Já para o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, é um grande prazer ter pela primeira vez a Fundação engajada no reconhecimento dessa fonte inesgotável de saber representada pelos mestres da cultura popular. O mesmo ressaltou a necessidade de se entender que a ciência está em toda a parte e que há produção científica nas tradições populares.

altO prêmio foi divido em dez categorias: Bumba meu Boi, Tambor de Crioula, Capoeira, Festas Religiosas Tradicionais, Danças Populares, Blocos Tradicionais, Artesanato Tradicional, Música Popular Maranhense, Culinária Tradicional e Griôs/Povos Tradicionais de Terreiro. Os dez candidatos vencedores receberam diploma de reconhecimento e premiação no valor de R$ 20 mil.

Premiados e categorias

Antônio Ribeiro (Seu Tonico) – Bumba-meu-boi
José Tomás dos Santos (Zequinha de Militão) – Tambor de Crioula
Antônio José da Conceição Ramos (Mestre Patinho) – Capoeira
Vicente Ramu’i Guajajara – Festas Religiosas Tradicionais – Festa do Mel
José Carlos Leite – Danças Populares Maranhenses
Waldete Moraes Corrêa (Cabeça Branca) – Bloco Tradicional
Neide de Jesus – Artesanato Tradicional Maranhense
Maria do Socorro Silva (Patativa) – Música Popular Maranhense
Maria de Nazareth do Nascimento Souza (Mestra Nazinha) – Culinária Tradicional Maranhense
Maria Madalena Carvalho (Mãe Madalena) – Griôs de Comunidades Tradicionais de Matriz Africana – Povos de Terreiro

  Categorias: