Governo programa ações de prevenção ao câncer para o Novembro Azul

Governo programa ações de prevenção ao câncer para o Novembro Azul
novembro 03 19:31 2016

novembro.siteUma série de ações de prevenção ao câncer de próstata e testículo será realizada pelo Governo do Estado durante o mês de novembro. As atividades integram a Campanha Novembro Azul, que visa alertar especialmente os homens para os cuidados com a saúde. Promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), as ações têm foco na prevenção e no combate ao câncer e acontecerão em unidades de saúde da capital e do interior do estado.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, enfatizou o objetivo do esforço das equipes. “Estamos trabalhando para incentivar os homens a cuidarem de sua saúde. Precisamos combater o preconceito e alertar o público masculino para a importância dos exames que favorecem o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. É por meio de uma campanha educativa e da ampliação do acesso aos exames que pretendemos combater o câncer de próstata e testículo em todo o estado”, destacou.

Além de mutirões de consultas urológicas, serão realizados mutirões de cirurgias urológicas oncológicas e rastreamento e coleta de dados para solicitação de exame de sangue para detectar o nível do Antígeno Prostático Específico (PSA). Ao longo do mês de novembro, também serão promovidas palestras sobre câncer de próstata e roda de conversa com pacientes e familiares.

As atividades acontecerão em unidades de saúde como Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante – Pam Diamante, Centro de Especialidades Médicas do Vinhais, Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo (Vila Palmeira), Hospital Aquiles Lisboa (Vila Nova) e Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho (Centro).

O urologista do Hospital de Câncer do Maranhão, Marcelo Carvalho, ressaltou a importância da prevenção. “O câncer de próstata é o mais comum no homem e a segunda maior causa de mortalidade entre os homens. A prevenção começa com o exame de sangue e o exame do toque, que deve ser feito, pois 20% dos pacientes que têm o PSA normal podem apresentar alterações na próstata. O índice de mortalidade por câncer de próstata vem diminuindo principalmente por conta da prevenção, por isso, precisamos estar atentos”, afirmou.

Programação

No Centro de Especialidades Médicas do Vinhais, entre os dias 14 e 18, serão realizadas palestras e um mutirão de consultas urológicas. No Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, programação semelhante acontece entre os dias 1º e 11, com destaque para palestras sobre câncer de pênis e próstata. No Hospital Aquiles Lisboa, as atividades acontecem entre os dias 21 e 23. Serão realizadas palestras e consultas. No dia 29 serão realizados os exames solicitados durante as consultas.

No Pam Diamante, 100 pacientes agendados previamente serão atendidos no dia 18, quando também acontecem palestras e cuidados de beleza para os homens e aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Na unidade de saúde, entre os dias 1º e 15 de novembro serão realizados atendimentos para rastreamento e coleta de dados para solicitação de exame de PSA.

No Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, será realizado um mutirão de cirurgias urológicas oncológicas nos dias 4 e 5, e nos dias 25 e 26. Na unidade de saúde acontecerão ainda rodas de conversa e mutirão de consultas.

  Categorias: