Governo realiza assinatura de Termos de Outorga do Programa Cidadão do Mundo

Governo realiza assinatura de Termos de Outorga do Programa Cidadão do Mundo
março 14 14:51 2016

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvime00cidadaodomundonto Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realizam nesta segunda, 14, às 18h, no auditório do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a assinatura de Termos de Outorga do Programa Cidadão do Mundo, programa de intercâmbio internacional do Governo do Maranhão, que integra a linha de ação “Mais Qualificação”.

O evento tem como público alvo os alunos classificados no Programa Cidadão do Mundo que farão estágios em países de línguas francesa, inglesa e espanhola. Na ocasião será realizado um workshop explicando o uso do Patronage (sistema online de gerenciamento de bolsas e auxílios) para implementação e acompanhamento dos financiamentos.

Novos editais

O Programa Cidadão do Mundo dedica-se a mobilidade acadêmica com foco nas parcerias multilaterais, intercâmbios de projetos e em estágios de imersão e iniciação científica. Na solenidade serão lançados dois editais – Estágio Internacional – STGI e Cooperação Internacional – COOPI, disponíveis a partir de amanhã, no site da FAPEMA.

O Edital Estágio Internacional – STGI apoia a realização de estágios e intercâmbios multilaterais de curta duração em parceria com Instituições de Ensino e/ou Pesquisa ou empresas localizadas fora do Brasil. Podem participar estudantes regularmente matriculados em curso de graduação, mestrado e doutorado de instituição de ensino pública ou privada com sede no Maranhão.

Serão destinados R$ 400 mil oriundos do Tesouro Estadual. As inscrições podem ser feitas até o dia 14/06/2016 através do site www3.fapema.br/patronage. O resultado será divulgado a partir do dia 29/07/2016.

Já o Edital Cooperação Internacional – COOPI tem como objetivo estimular a realização de projetos de pesquisa que visem à obtenção de resultados científicos relevantes e de alto impacto, bem como a formação de recursos humanos, a partir de intercâmbio de alunos de doutorado e pesquisadores, residentes e vinculados as instituições de ensino e pesquisa públicas no Maranhão, com grupos de instituições de ensino e/ou pesquisa localizados fora do Brasil.

Serão destinados R$ 400 mil oriundos do Tesouro Estadual. As inscrições podem ser feitas até o dia 02/05/2016 através do site www3.fapema.br/patronage. O resultado será divulgado a partir do dia 19/06/2016.

  Categorias: